Correio de Carajás

Flor do Campo recebe a maior nota na classificação geral e Brilho da Noite leva a maioria dos destaques

Bois Aroeira e Senador sofreram penalidade por ultrapassar o tempo. Secretário de Cultura avalia que festejo deveria aumentar número de dias para não demorar tanto

Os seis grupos de boi-bumbá que se apresentaram na arena do 37º Festejo Junino de Marabá, voltam ao Largo da Santa Rosa para a apresentação final, que definirá o grande vencedor de 2024. Na manhã desta sexta-feira, 28, os bois Flor do Campo, Brilho da Noite, Treme Terra, Aroeira, Estrela Dalva e Senador conheceram as notas de sua classificação. Com isso, a ordem de apresentação será da menor nota, Senador, para a maior, Flor do Campo, no sábado, 29, dia da grande final.

Na apuração, a maior nota foi de 58, 70 e a menor de 57, 60, pouco mais que um ponto de diferença entre o 1º e o 6º classificado, resultado que demonstra o quão a disputa está acirrada.

Dos seis quesitos avaliados, originalidade, indumentária, evolução, conjunto, musicalidade e inovação, os grupos não receberam a nota máxima, 10, em nenhum deles. Esse ano o olhar criterioso dos jurados está apurado.

Leia mais:
Representantes dos bois-bumbás acompanham as notas dadas pelos jurados

Além disso, os bois Aroeira e Senador sofreram penalidade por ultrapassar o tempo, Genival Crescêncio, secretário de Cultura, explicou que, embora o grupo já tenha terminado sua apresentação, enquanto há brincantes na arena, o cronômetro continua correndo.

Durante a apuração, Genival ressaltou a importância de o horário ser cumprido, pontuando que está havendo várias reclamações. “Alguns grupos estão chegando atrasados, então vamos honrar o compromisso”, e lembrou que quem não chegar no horário terá pontos descontados.

“Para o próximo ano tem que ser no mínimo 12, 13 dias de festejo”, disse como sugestão para 2025.

DESTAQUES

Pela primeira vez, os destaques dos grupos de boi-bumbá entraram no concurso e disputaram os títulos de melhor pajé, sinhazinha, boi, cunhã-poranga, porta-estandarte e rainha do folclore. O boi que foi o segundo colocado na classificação geral, Brilho da Noite, honrou o nome e garantiu a maior parte dos destaques.

O pajé do Brilho da Noite, que entrou na arena com uma esplendorosa indumentária de gavião e realizou uma performance inesquecível, foi o ganhador do título da temporada, carimbando uma das poucas notas 10 do concurso.

Com um 9,9, o destaque de sinhazinha também ficou com Brilho da Noite, que garantiu ainda o título para a rainha do folclore e porta-estandarte, recebendo também a nota 9,9.

Já o grupo Flor do Campo, primeiro colocado na classificação, abocanhou apenas um título, que foi para sua cunhã-poranga, nota 10. Por fim, o melhor boi foi para o Senador, que encantou o público com uma bela indumentária prata e preto e conquistou os jurados, levando o primeiro lugar como boi, com uma nota 10. (Luciana Araújo)