Correio de Carajás

Finados: Semurb estima que 10 a 15 mil passem pelo Jardim da Saudade

Cemitério Jardim da Saúde deve receber entre 10 e 15 mil pessoas no Dia de Finados/Foto: Ronaldo Modesto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal de Urbanismo de Parauapebas (Semurb) está concluindo o trabalho de limpeza do Cemitério Jardim da Saúde para a celebração do Dia de Finados, que acontece nesta sexta-feira, 2. O administrador do cemitério, Juvenal de Lima Freire, estima que uma média de 10 a 15 mil pessoas devem passar pelo local para homenagear seus entes querido.

Segundo ele, desde o dia 18 deste mês a Semurb começou a fazer o trabalho de limpeza, como roçagem do mato, jardinagem e pintura de meio fio. “Já está praticamente tudo pronto para sexta-feira. As pessoas que vierem visitar o túmulo de seus parentes vão encontrar o cemitério todo limpo e organizado”, garante Juvenal.

O coordenador de Fiscalização de Urbanismo da Semurb, Francisco Soares, informa que este ano foram tomadas algumas medidas para melhorar a localização de túmulo e também manter a limpeza do cemitério.

Leia mais:

Uma equipe do setor administrativo da secretaria vai está no local com a documentação de todas as pessoas sepultadas ali para orientar parentes ou amigos que não souberem onde seu ente está enterrado. “Basta a pessoa fornecer o nome, que a equipe vai informar a quadra e lote onde a pessoa está sepultada”, assegura, observando que também vai estar ali uma equipe de fiscais para levar a pessoa até o local, caso ela não consiga localizar a sepultura, porque o cemitério tem uma área grande.

Ainda de acordo com ele, este ano também vai estar no local uma equipe com 10 pessoas do setor de limpeza e mais cinco orientadores ambientais, para orientar as pessoas a não descartarem no chão o lixo produzido. Para isso, serão colocados contêineres para a coleta seletiva. Ou seja, para o descarte de papel, plástico, alumínio e vidro.

Também haverá uma equipe orientando as pessoas e os vendedores ambulantes também no estacionamento, para evitar problemas, como estacionar no local errado ou mesmo fechar a passagem de outros veículos. Além dessa equipe, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTT) estarão lá para coibir qualquer infração de trânsito.

Da mesma forma, haverá equipes da Polícia Militar fazendo ronda no entorno da área do campo santo para tentar prevenir qualquer ação de ladrões, que costumam agir em locais com grande aglomeração de pessoas.

Segundo Francisco, o trabalho de manutenção da limpeza do cemitério é feito durante o ano todo, mas nesse período, algumas medidas, como jardinagem e pintura, são feitas para melhorar o ambiente para a visitação das pessoas a seus entes ali sepultados. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

 

Mais

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…
Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores da Educação iniciam greve em frente à Semed

Servidores públicos tomaram a frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá na manhã desta terça-feira (11) após a…
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz…
Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

Mais de 38 mil pessoas já participaram de contações de história durante a pandemia

A pandemia da covid-19 consolidou a internet como principal plataforma de entretenimento no Brasil. A rede está repleta de programações…
Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

Operação fiscaliza bares e restaurantes em Marabá

As forças de segurança seguem fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal nº 184/2021, que permite a reabertura de bares no…
Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Sintepp anuncia greve na educação de Marabá

Por meio de seu blog na Internet, a Subsede local do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintepp) anunciou, nesta segunda-feira,…