Correio de Carajás

Filhote de onça preta é resgatado em Novo Progresso

De acordo com testemunhas, o animal estava sozinho numa área de mata, quando foi encontrado, no último final de semana.

Moradores de Novo Progresso, sudoeste do Pará, resgataram um filhote de onça preta. De acordo com testemunhas, o animal estava sozinho numa área de mata, quando foi encontrado, no último final de semana.

Os moradores levaram o filhote até a fazenda mais próxima, que fica na comunidade “Alvorada da Amazônia”, na zona rural do município. Ainda de acordo com a população, o animal passa bem e foi entregue às autoridades.

As onças pretas, também conhecidas como panteras negras, são, na verdade, onças pintadas que nascem diferentes. A cor escura é uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina nos animais.

A substância é responsável pela cor preta no pelo da onça. Com mais melanina que o normal, elas parecem ser totalmente negras, mas tem sim manchas mais escuras no meio da pelagem.

Uma pesquisa realizada aqui no Brasil indica que a cada dez onças pintadas uma nasce totalmente negra.

Nota

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso, a equipe de fiscalização ambiental entrou em contato direto com os envolvidos na situação para garantir que o animal tivesse o destino correto.

Ainda segundo a secretaria, um casal de pescadores não identificados abordou o caseiro de uma propriedade rural, às margens do rio Jamanxim, e pediu que cuidasse do filhote de onça preta até que retornasse para buscá-lo. O funcionário comunicou o dono da fazenda, que imediatamente entrou em contato com o “Instituto Onça Pintada” e explicou a situação.

O Instituto providenciou a autorização de transporte interestadual de fauna, emitida pelo Ibama, para que o animal fosse transportado até a sede da entidade e então recebesse os devidos cuidados. Segundo o Instituto Onça Pintada, o filhote é uma fêmea de aproximadamente três meses e já se encontra em protocolo de tratamento de filhotes.

A Secretaria de Meio Ambiente Novo Progresso ressaltou ainda que a captura, coleta e transporte de fauna silvestre, nativa ou em rota migratória sem a devida autorização e licença do órgão competente é crime ambiental, passível de multa e até prisão. (Fonte:G1)