Correio de Carajás

Filha de Picasso doa nove obras do pai a museu da França

ARTE

Foto: AFP/Pool
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Obras de grande valor serão expostas no Museu Picasso, espaço que reúne mais 5 mil peças do pintor espanhol. 'Doação excepcional', comemorou Roselyne Bachelot, ministra da Cultura.

Nove obras do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) foram doadas nesta segunda-feira (20) à França por sua filha Maya, a terceira cessão de quadros do artista desde a criação do Museu Picasso em Paris.

Entre as obras se destacam um retrato do pai de Picasso, de 1895, e “Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira”, um quadro pintado pouco depois de “Guernica”, em 1938.

“É uma doação excepcional”, a primeira desde 1990, declarou a ministra da Cultura francesa, Roselyne Bachelot, durante a cerimônia de doação no museu parisiense.

Leia mais:

As obras contribuem para manter o Museu Picasso de Paris como o maior depositário da obra do artista espanhol, com mais de 5 mil peças, incluindo 300 pinturas, além de 200 mil documentos e objetos.

Diana Widmaier Picasso, neta do pintor espanhol, conversa com Bruno Le Maire, ministro da Economia da França — Foto: Come Sittler/POOL/AFP
Diana Widmaier Picasso, neta do pintor espanhol, conversa com Bruno Le Maire, ministro da Economia da França — Foto: Come Sittler/POOL/AFP

A doação serve para que os herdeiros da família Picasso evitem grandes impostos por questões de sucessão.

Maya Ruiz Picasso (86 anos), filha de Picasso e de Marie-Thérèse Walter, foi representada, por motivos de saúde, na cerimônia de doação pelos filhos Diana e Olivier. O evento também teve a presença do ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.

Maya foi pintada com frequência por seu pai quando era criança, nos anos sombrios da II Guerra Mundial e da ocupação alemã.

“A França foi a escolha do meu pai e eu nunca pensei em partir para outro lugar”, explicou a filha de Picasso em uma carta lida por seu filho Olivier.

“O que seria da França sem o espanhol Pablo Picasso?” perguntou o ministro da Economia.

Nove obras de grande valor

 

Bruno Le Maire, ministro da Economia e Roselyne Bachelot, ministra da Cultura da França, posam ao lado do quadro 'Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira' (1938) — Foto: Come Sittler/Pool/AFP
Bruno Le Maire, ministro da Economia e Roselyne Bachelot, ministra da Cultura da França, posam ao lado do quadro ‘Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira’ (1938) — Foto: Come Sittler/Pool/AFP

Por ordem cronológica, a primeira obra é “Dom José Ruiz” (1895), um quadro do início da carreira do artista. Picasso pintou seu pai de perfil, com uma delicada paleta de marrons.

Depois, aparece “Estudio para una intérprete de mandolina” (1932), uma obra mista, óleo e carvão.

“Menino com pirulito sentado embaixo de uma cadeira” (1938) foi a obra escolhida para ser revelada à imprensa e aos convidados.

É uma obra de grande força, pintada em pleno vigor artístico de Picasso. Um retrato em preto e branco, cubista, que recorda plenamente as personagens encurraladas de “Guernica”, que provocou grande sensação um ano antes.

O “Retrato de Émilie Marguerite Walter (Mémé)” de 1939 tem o mesmo estilo, mas a personagem está pintada a cores e apresenta um grande sorriso. Trata-se da avó de Maya, a mã sueca de Marie-Thérèse.

Uma escultura, “A Vênus de Gas”, de 1945, demonstra a capacidade de surpreender de Picasso. O artista pegou um queimador de gás, o ajustou, colocou um pedestal de madeira e transformou-o em uma deusa de ares pré-históricos.

A influência dos grandes mestres aparece em “El Bobo” (1959), um óleo que se apropria da figura do anão da corte. A personagem aparece sorrindo, com uma garrafa em uma mão e uma frigideira com o que parecem ser dois ovos fritos na outra.

Picasso também estava muito interessado pela pintura de seu país de acolhida. Sua filha doou ao museu um caderno de desenhos sobre o quadro “Almoço na Relva” de Edouard Manet (1863).

“Cabeça de homem” é de 1971, na etapa final de Picasso. Este óleo foi escolhido para ilustrar a capa do catálogo da última exposição em vida do artista.

A última peça doada à França não é uma obra de Picasso, mas que o acompanhou por toda a vida desde que a comprou na primeira década do século XX: uma estatueta Tiki das Ilhas Marquesas, um magnífico exemplar de arte primitiva.

“É um novo enriquecimento (para o Museu Picasso) com obras que minha mãe sempre guardou com a intenção de que fossem para um museu”, disse à AFP Olivier Widmaier Picasso, neto do artista.

(Fonte:G1)

Comentários
Ed Sheeran e Elton John gravam parceria natalina e lançam 'Merry Christmas'

Ed Sheeran e Elton John gravam parceria natalina e lançam 'Merry Christmas'

Ed Sheeran e Elton John lançaram, nesta sexta-feira (3), a parceria natalina anunciada previamente pelos artistas. O single “Merry Christmas”…
Daniela Mercury anuncia que não fará carnaval de rua em 2022

Daniela Mercury anuncia que não fará carnaval de rua em 2022

A cantora Daniela Mercury anunciou nesta sexta-feira (3) que não vai participar das festas de rua, abertas ao público, no…
VIII Rock in Roça apresenta Biquini Cavadão em Parauapebas

VIII Rock in Roça apresenta Biquini Cavadão em Parauapebas

Com mais de 10 atrações multiculturais, a 8ª edição do Festival Rock in Roça Parauapebas vem como divisor de águas,…
Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

O importante evento de difusão e acesso à produção cinematográfica brasileira no Pará já tem data marcada para retorno: 9,…
Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Após mais de dois anos desde a última edição, o Bigode Festival retoma as atividades em Marabá com quatro apresentações…
Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá a mesa “As coisas do imaterial: tocadores-fazedores de tambores”. O debate…