A torcida do Águia de Marabá já estava com o ouvido no rádio ou ligada no canal da TV Cultura no Youtube para acompanhar a partida contra o Remo, em Belém na tarde deste sábado (26), quando toda a oitava rodada do campeonato foi cancelada. Uma ocorrência que escancara a desorganização da Federação Paraense de Futebol (FPF) e que causa uma saia justa inédita na história da competição.
A decisão foi tomada em razão da não realização da partida entre Amazônia e Itupiranga, que seria no CT do Remo, na Ilha de Outeiro, porém as delegações dos clubes não conseguiram fazer a travessia via balsa pela baixa da maré. O regulamento do Parazão obriga que todos os jogos da última rodada da primeira fase sejam realizados simultaneamente e, por isso, os demais também foram adiados e realizados em uma nova data.
SAIA JUSTA
Um dos times que briga pela classificação, o Águia estava em Belém com 28 pessoas na sua delegação e 100% pronto para encarar o Remo no Baenão. O clube marabaense, aliás, já estava com seus atletas e comissão técnica no estádio às 15 horas, quando a informação chegou ao vestiário sobre a suspensão da rodada. Nas arquibancadas, tão logo receberam a notícia, os torcedores do Leão também chiaram e manifestaram a sua revolta com o cancelamento.
A priori, os jogadores do Azulão e do Remo aguardaram no Baenão uma resposta sobre a nova data da partida, que poderia ocorrer neste domingo, dia 27, mas a ideia esbarrou em outro problema: a não garantia de policiamento nos estádios, diante do feriadão de Carnaval. A solução foi remarcarem para o próximo domingo, dia 6 de março.
“Só podemos lamentar esse ocorrido, uma vez que estávamos aqui prontos para jogar, cumprindo todo o cronograma da competição. Isso é inédito na história do Campeonato Paraense, uma rodada inteira ser desfeita. Mas, enfim, não podemos abrir mão de que todos os jogos ocorram simultaneamente”, disse ao Correio de Carajás, por telefone, o presidente do Águia, Sebastião Ferreira, o Ferreirinha.
O Correio também apurou que a delegação do Águia voltou para o hotel em Belém, adiantou o jantar para o final da tarde e em seguida pega estrada de volta para Marabá. Neste domingo e segunda-feira os atletas terão folga para descanso e se reapresentam na terça-feira para academia e treino. Ferreirinha quer providenciar um amistoso no Zinho Oliveira para quarta-feira, para manter o ritmo da equipe, mas o adversário ainda será confirmado.
Questionado sobre prejuízos financeiros para o time marabaense, o presidente respondeu que existem, mas são mínimos, uma vez que a Federação banca custos de transporte e de hospedagem do clube em Belém e deverá repeti-lo na próxima semana. O Águia embarca novamente para a Capital na sexta-feira, dia 4. (Da Redação)