Correio de Carajás

Fevereiro Roxo: Médica alerta para o diagnóstico precoce do Alzheimer

“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, diz a neurologista Kristel Back / Foto: NM Comunicação
“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, diz a neurologista Kristel Back / Foto: NM Comunicação

O mês de fevereiro, apesar de curto, traz muitas campanhas importantes de conscientização sobre doenças, dentre elas, o “fevereiro roxo”, que alerta sobre o Alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes.

O Alzheimer atinge, especialmente, pessoas idosas, por isso, muitos sintomas podem ser confundidos com sintomas normais da idade, o que torna, muitas vezes, o diagnóstico difícil. A médica Kristel Back, neurologista do Sistema Hapvida, explica como funciona esta doença: “a doença de Alzheimer é uma doença neurológica, neurodegenerativa e progressiva, em que algumas estruturas do cérebro não funcionam direito, levando ao prejuízo ou a uma perda neuronal. O Alzheimer afeta, principalmente, a função cognitiva, ou seja, a linguagem, a memória, a capacidade de raciocínio e de atenção. Algumas tarefas que antes eram fáceis de executar, como administrar as contas da casa, ir ao supermercado, ou até organizar o lar, começam a se tornar difíceis. A pessoa que desenvolve Alzheimer não consegue mais fazer atividades básicas do dia a dia”, ressalta a médica.

A neurologista explica que o diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento traga mais conforto para a vida do paciente. “O tratamento com as medicações melhora a qualidade de vida e retarda as fases mais graves da doença em até cinco anos.”

Leia mais:

A Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) aponta que 1,2 milhões de brasileiros convivem com o Alzheimer, que é a forma mais comum de demência no mundo. Kristel Back explica que as causas da doença não são totalmente compreendidas, mas que é muito importante compreender os quatro estágios dela:

1. Pré-demência: sintomas sutis e muitas vezes atribuídos ao envelhecimento natural, como a perda da memória recente;

2. Estágio inicial: os sintomas de pré-demência se agravam e o paciente começa a esquecer palavras simples, fica desorientado no tempo e no espaço, esquece de pagar contas e tem dificuldades para tomar decisões;

3. Estágio intermediário: as dificuldades ficam mais evidentes, como esquecer o nome das pessoas; fatos importantes do dia a dia; dificuldade para formular frases; esquecer o endereço de casa; a memória recente é afetada, enquanto consegue lembrar de memórias mais antigas sem muita dificuldade;

4. Estágio avançado (terminal): o prejuízo da memória se agrava, o paciente não reconhece pessoas e locais; têm comportamentos inadequados; perde a capacidade do autocuidado; de tomar banho; de se vestir; dificuldade para se alimentar sozinho; além de poder haver incontinência urinária e fecal, passando a depender do cuidado de terceiros, como familiares e cuidadores.

O diagnóstico precoce aumenta a qualidade de vida do paciente

O diagnóstico é feito através da entrevista médica, “além da entrevista médica, são pedidos alguns exames, laboratoriais e de imagem, para excluir outras doenças e diagnosticar o Alzheimer. Ainda não existe nenhum exame que assegure que o paciente tem Alzheimer, portanto, o diagnóstico é clínico e muitas vezes é necessária uma avaliação neuropsicológica, que é uma avaliação mais estendida das capacidades cognitivas”, orienta Kristel.

Para melhorar a qualidade de vida da pessoa com Alzheimer, a médica aconselha: “além do tratamento médico, quando indicado a terapia medicamentosa, manter um estilo de vida saudável, praticar atividade física adequada para a idade e condições do paciente, ter uma boa nutrição, cuidar do sistema cardiovascular; controlar hipertensão, diabetes, pressão alta e colesterol para não acelerar o quadro da doença. Além de praticar exercícios mentais, terapias cognitivas e manter a interação social, todos esses cuidados são muito importantes para estimular o cérebro e retardar o estágio final da doença”, finaliza. (NM Comunicação)

Comentários

Mais

Padre Patrick esgota ingressos para show em Curitiba

Padre Patrick esgota ingressos para show em Curitiba

O fenômeno da internet chega à capital paranaense com sua turnê nesta sexta-feira (27). O Teatro Fernanda Montenegro recebe o…
Senai de Conceição realiza aula inaugural de cursos de qualificação profissional

Senai de Conceição realiza aula inaugural de cursos de qualificação profissional

Tiveram início, nesta semana, as aulas do Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa da Horizonte Minerals em parceria…
Auxiliar de serviços gerais devolve pix de R$ 95 mil feito por engano

Auxiliar de serviços gerais devolve pix de R$ 95 mil feito por engano

Jayro Pimentel, morador de Gurupi, no sul do Tocantins, é auxiliar de serviços gerais em uma fábrica de produtos de…
Veja os voos que ficaram mais caros para viajar nas férias de julho

Veja os voos que ficaram mais caros para viajar nas férias de julho

Viajar de avião nas férias de julho ficou mais caro do que antes da pandemia para muitos lugares, principalmente para o…
Planos de saúde poderão subir até 15,5%; é o maior reajuste já aprovado

Planos de saúde poderão subir até 15,5%; é o maior reajuste já aprovado

Após um inédito reajuste negativo no ano passado, os planos de saúde individuais ou familiares poderão subir até 15,5% este ano.…
Lei que amplia Prouni para estudantes de escolas privadas é sancionada

Lei que amplia Prouni para estudantes de escolas privadas é sancionada

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.350/2022 que amplia o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) para alunos…