Correio de Carajás

Festival de talentos valoriza habilidades de pessoas com Espectro Autismo

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta sexta-feira (02), o Governo do Pará lança o Festival Tealentos, programado para os dias 17 e 18 de abril, pelo canal do YouTube do Governo do Estado (youtube.com/governopara). O evento pensado dentro das políticas para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, quer estimular o empoderamento e o protagonismo dos autistas na sociedade.

O Festival Tealentos é conduzido pela Coordenação Estadual das Políticas para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

“Neste primeiro momento, estamos com cinco habilidades artísticas: música, dança, teatro, poesia e artes visuais, entretanto em próximas edições teremos outras modalidades como esportes, por exemplo. Essa é a oportunidade que o Governo do Estado traz de garantir a visibilidade das habilidades das pessoas com autismo. Precisamos focar naquilo que é bom, precisamos mostrar ao mundo o quão eles são capazes É a vez do protagonismo das pessoas com autismo”, destacou Nayara Barbalho, titular da Cepa. 

Leia mais:

Alan Cauê Oliveira da Silva tem 15 anos e será um dos participantes do Festival. “Acho muito legal, me sinto feliz por essa oportunidade de participar deste evento e que, com certeza, nós acabamos representando e, de certa forma, ajudando os autistas. Estou muito animado porque acho que pode nos ajudar a realizar sonhos, que a maioria dos participantes quer ser artistas, e esse festival não deixa de ser um apoio para nós”, afirmou o jovem.

Secretária de Cultura, Ursula Vidal falou sobre o papel do Estado. “As habilidades artísticas são capacidades desenvolvidas e estimuladas em ambientes onde há afeto, compromisso, responsabilidade e respeito. E o Estado e suas instituições é um destes ambientes sociais. A parceria no fortalecimento das políticas públicas de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista é fundamental para garantir direitos e consolidar conquistas. Com a realização deste festival, reforçamos a crença de que a arte transforma e a solidariedade também. Nosso compromisso é fazer da Secult este elo permanente na rede de proteção, informação, acesso e geração de oportunidades”, enfatizou Ursula.

Especialmente na área de música, a Fundação Carlos Gomes, dotada de uma vocação tradicional no ensino dessa arte, apoiará o evento. “A música tem uma importância muito grande para o ser humano, inclusive na formação. Na formação da criança, na formação do indivíduo, eu acho que é fundamental, é uma grande ferramenta que a gente tem para ajudar inclusive pessoas dentro do espectro. E essas crianças de uma maneira geral tem um talento para música, então é muito importante essa iniciativa”, explicou a superintendente da FCG, Glória Caputo.

SERVIÇO

O Festival Tealentos será nos dias 17 e 18 de abril, de forma online e segura pelo canal  youtube.com/governopara

(Agência Pará)