Correio de Carajás

Festival Sonido tem sua primeira edição em Parauapebas

Direto de Marabá, o grupo Pirucaba Jazz se apresenta na segunda noite, junto da violonista Melina Fôro

Focado na música instrumental e experimental, o Festival Sonido desembarca pela primeira vez em Parauapebas nos dias 2 e 3 de setembro – após cinco edições em Belém – para duas noites de muita música boa e gratuita na Praça Mahatma Gandhi, além do pós festival Sonido Parties, no Boralá Rock Music.

Desde 2015, com a missão de impulsionar um recorte do que há de mais interessante na música instrumental e experimental contemporânea, o Festival Sonido chega em Parauapebas com um line-up que mescla o que há de mais novo na cena e artistas já consagrados das mais diversas sonoridades.

Com o patrocínio do Instituto Vale e do Banpará, o Festival Sonido é uma criação da Se Rasgum Produções que abre espaço para a música autoral há quase 20 anos, focando na construção de um público aberto a novidades, criando oportunidades, promovendo a troca entre artistas locais e nacionais, além de movimentar a economia local através da cultura.

Leia mais:

Na Praça Mahatma Gandhi, no dia 2 de setembro, as atrações são os gaúchos d’As Aventuras, com sua surf music e uma sonoridade que nos remete direto aos anos 50 e 70, além do novíssimo projeto Realce, que une os produtores e multi-instrumentistas Mateus Estrela e Leonardo Chaves – numa mistura de música eletrônica com rock – no encontro com a também multi-instrumentista Raissa Tyger, que tocará guitarra nesta apresentação.

Os gaúchos do grupo As Aventuras são um dos destaques da primeira noite de festival

Para encerrar a noite, Felipe Sequeira apresenta seu novo projeto, composto de um time de músicos de Belém para mostrar seu jazz e se reconectar com suas influências musicais amazônicas. O músico vem de Belém, depois de passar uma temporada de 15 anos morando na Europa, onde formou uma carreira musical.

No dia 3 de setembro, a abertura fica por conta da reunião de um time de peso da música amazonense: o movimento Clube da Guitarrada, que sobe no palco com os mestres Aldo Sena e Curica. De Brasília, vem o projeto Forró Red Light, que mistura música eletrônica com o clássico regional. As apresentações sempre animadas da Pirucaba Jazz encontram a violonista Melina Fôro. Fecha a noite a Carajazz Big Band.

As festas afters do Festival Sonido já viraram tradição e, em Parauapebas, a Sonido Parties acontece nas duas noites no Boralá Rock Music, com DJ sets de Damasound (aka Marcelo Damaso/Se Rasgum) e STRR, o projeto eletrônico do produtor Mateus Estrela.

Damasound anima as duas noites da Sonido Parties, no Boralá Rock Music

O Festival Sonido tem o patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Banpará por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da Secretaria Municipal de Economia, Fumbel, Prefeituras de Belém e Parauapebas. Realização Se Rasgum, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

SERVIÇO:

FESTIVAL SONIDO

2 e 3 de setembro – entrada gratuita

Praça Mahatma Gandhi – Cidade Nova

2 de setembro – sexta-feira

A partir das 19h

As Aventuras

Realce + Raissa Tyger

Felipe Sequeira

3 de setembro – sábado

A partir das 19h

Clube da Guitarrada + mestres Aldo Sena e Curica

Forró Red Light

Pirucaba Jazz + Melina Fôro

Carajazz Big Band

Sonido Parties

Boralá Rock Music – R. São Luis, 299 – Primavera

A partir das 22h

2 de setembro

Damasound

STRR

3 de setembro

Damasound

Mais informações:

Francine Ramos

(11) 98839-9735