Correio de Carajás

Festival #Partiu: projeto chega a Parauapebas celebrando música e economia criativa

Nesta segunda-feira (7) é a vez de Parauapebas receber as atividades do Festival #Partiu – Música da Amazônia & Economia Criativa. Esta é a terceira etapa do projeto itinerante que percorre seis municípios do sudeste paraense. Além de Parauapebas, Jacundá e Água Azul do Norte já recebidas como atividades do festival. Os próximos municípios serão Curionópolis, Redenção e Marabá, respectivamente.

O Festival #Partiu oferece oportunidade de geração de renda e acesso a arte e cultura às comunidades dos municípios contemplados. Na programação do projeto, está prevista a realização de três dias de workshops de artesanato e introdução ao empreendedorismo digital, uma feira de economia criativa, onde serão expostos todos os produtos resultantes das oficinas, e um show musical de artistas locais, com entrada franca. Em todas as atividades, serão tomadas medidas de acessibilidade, para garantir a participação inclusiva de pessoas com deficiência.

O Festival #Partiu – Música da Amazônia & Economia Criativa é um projeto genuinamente marabaense, concebido pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza uma programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.

Leia mais:

Nas duas primeiras cidades visitadas, as oficinas tiveram inscrições esgotadas rapidamente. A costureira Cleide Duarte foi uma das participantes do workshop de biojoias em Jacundá e celebrou o certificado que ganhou no Festival #Partiu. “Ah, eu sempre sonhei em usar uma joia feita por mim, mas nunca imaginei que um dia conseguiria. Esse escritório chegou num momento muito bom porque incentivou a minha criatividade”, disse. “Eu já estou pensando em como usar as biojoias para incrementar as roupas que eu faço”.

Além de conferir de perto as peças confeccionadas durante os workshops, o grande público presente também participou de um sorteio de geladeiras, realizado pela Equatorial Energia. Ao todo, foram 155 aparelhos distribuídos em Jacundá e Água Azul do Norte, entre consumidores titulares de unidades consumidoras, que foram presentes durante o evento e com a tarifa de energia em dia. “Estou muito feliz de ter ganho essa geladeira. Porque eu estou em casa há quase 20 anos. Chegou numa boa hora”, disse a dona de casa Maria Divina Quadros. “A minha geladeira de casa é muito velha, está só gastando energia. Eu nem estava esperando ser sorteada, mas graças a Deus ganhei”, comemorou a Andreia dos Santos de Jesus, dona de casa.