Entre 14 a 19 de maio, Parauapebas receberá O ‘Na Pele, Festival Multilinguagens de Cultura Negra’. Idealizado por Ícaro Oliveira e Kiki Oliver, o evento promete uma semana de atividades culturais diversificadas, oficinas e apresentações, reunindo artistas e comunidades para exaltar memórias, ancestralidades e desafios contemporâneos da população negra.
O festival acontecerá em diferentes locais para as atividades. De 14 a 18 de maio, o Centro de Desenvolvimento Cultural será o palco do evento, enquanto em 19 de maio, as celebrações se transferem para a Praça da Jari, no Núcleo Urbano de Carajás.
A programação inclui uma série de oficinas imperdíveis. Entre 16 e 18 de maio, no Centro de Desenvolvimento Cultural Mestre Thiago Diogo, haverá uma Oficina de Percussão. No dia 18 de maio, ocorrerá uma Oficina de Hip Hop na Sala de Dança com Victor Shynoda, além de uma Oficina de Teatro durante toda a semana no Centro Cultural Parauapebas, com Lua Morkay.
Leia mais:No dia 18 de maio, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Parauapebas, no bairro Cidade Nova, a programação terá início às 17h com a Feira de Afroempreendedorismo “Na Pele” e o lançamento do livro “Que Bicho Sou eu?” de Elizeu Assunção. Às 18h, está programada a Abertura Oficial do Evento, seguida por uma Roda de Conversa às 18:30h sobre “Da Margem ao Topo: Os Desafios Sociais do Negro na Contemporaneidade”. A noite continuará com uma homenagem às
Personalidades Negras de Parauapebas às 19:30h e uma feira gastronômica com apresentações culturais a partir das 20h, encerrando às 22h.
No dia 19 de maio, na Praça da Jari, no Núcleo Urbano de Carajás, as atividades terão início as 12h com apresentação de Tom Reis e expositoras do Quintal Criativo, seguido pelo lançamento do livro “Que Bicho Sou eu?” de Elizeu Assunção às 15h e uma Roda de Samba com o Núcleo do Samba.
Além dos idealizadores Kiki e Ícaro, a equipe por trás do projeto inclui Eder Teixeira responsável pela Coordenação de Marketing e Comunicação, Ayanna na Coordenação de Tráfego e Planejamento, além de Vanessa Aires como Apresentadora Oficial.
Haverá performances como “Rompendo as Correntes”, um monólogo com Tonico Ferreira, “Somos a Luta pela Nossa Própria Origem”, uma dança contemporânea com Michael e Marcos Vinicius, o Projeto Excama com uma apresentação de percussão com Peixe, a Roda de Samba de Raíz com Samba de Ayò, e Tom Reis com sua voz e violão.
(Thays Araujo)