Correio de Carajás

Festival de Xadrez reúne mais de 100 participantes no Partage

Estudantes se concentraram na competição amistosa durante o último sábado, no Partage Shopping Marabá

Qual a sua programação para sábado à noite? Alguns ficam em casa curtindo um filme ou série, outros saem para jantar, vão para a casa de amigos, festas ou mesmo shopping.  Para mais de 100 crianças e adolescentes de Marabá, a programação do último sábado (25) foi um pouco diferente. Está certo que eles acabaram indo para o shopping, mas o motivo desta vez não foi o usual.

Organizado pela Associação de Xadrez Marabá, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Partage Shopping recebeu o Festival Marabaense da Criança e da Juventude de Xadrez. O evento teve competições nas categorias sub-8, sub-10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18.

“Fizemos a exemplo do que acontece com a Confederação Brasileira de Xadrez, que realiza a competição nacional. Esse evento teve mais de 100 crianças inscritas. A competição é aberta, mas a maior parte das crianças são estudantes, temos uma relação por categoria e escola, de forma que realizamos essa interação e integração”, explica Antônio Carlos, presidente da Associação de Xadrez Marabá.

Leia mais:

A competição teve a participação de vários alunos da rede pública de ensino, que têm aulas do esporte regularmente. Uma das escolas, que levou 13 alunos para participar, foi a João Anastácio.

“Começamos a dar aula de xadrez quando estávamos sem quadra. Agora já temos a quadra, mas mantivemos as aulas de xadrez na biblioteca, com os alunos do 6º ao 9º ano. Eles gostam de xadrez, fazemos alguns torneios dentro da escola e sempre se animam. Tem alguns anos que a escola tem ido bem nos jogos da Prefeitura e, agora, trouxemos eles para competir aqui”, explica a professora de educação física da escola, Patrícia Corrêa.

Nos últimos anos, a prática de xadrez vem crescendo em Marabá

Um dos alunos participantes foi o Gustavo Eduardo, 12 anos, que já foi campeão da Semana da Castanha. “Hoje vim aqui para ganhar, mas se perder ficar tranquilo que sempre tem outro jogo. Jogo xadrez há um ano, conheci com meus primos e quando cheguei no 6º ano passei a jogar na escola. Gosto muito das aulas”, ressalta o estudante.

Thalyson Sales, 15 anos, começou a jogar xadrez por meio dos projetos da Escola Cristo Rei. Gostou tanto que começou a participar das competições. Iniciante, ele assume que ainda tem muito a melhorar.

“Do nada, eu decidi começar no xadrez em agosto do ano passado. Comecei através dos projetos da Escola Cristo Rei. Joguei um campeonato, mas fui bem mal e agora vim para melhorar e tentar ser campeão. Tenho sentido melhora na concentração, nas minhas jogadas e tenho praticado frequentemente no contraturno na escola”, conta o adolescente.

De acordo com Antônio Carlos, presidente da Associação de Xadrez Marabá, para este ano ano ainda serão realizadas outras competições na cidade, inclusive, em planejamento uma competição interescolar.

Antônio Carlos tem planejamento uma competição interescolar ainda neste ano de 2023

“A competição de hoje foi o ápice do que vem sendo realizado até agora. Competição com a maior quantidade de crianças e adolescentes que tivemos. O pontapé inicial para outra competição que acontecerá em maio. Uma competição de alto nível que é o Aberto do Brasil, de 26 a 28 de maio. No segundo semestre buscamos realizar uma competição interescolar, em equipes, de escola contra escola”, completa. (Osvaldo Henriques – Secom PMM)