Correio de Carajás

Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

Foto: Felipe Borges
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O importante evento de difusão e acesso à produção cinematográfica brasileira no Pará já tem data marcada para retorno: 9, 10 e 11 de dezembro. O Festival CurtaCarajás, realizado por oito anos seguidos em Parauapebas e região, terá uma edição comemorativa com a exibição de filmes, oficinas e roda de conversa com profissionais de cinema.

A programação é gratuita e se realizará no Karajas Shopping. Estudantes, produtores de audiovisual e a população em geral, que tiver interesse em conhecer a linguagem cinematográfica poderão se inscrever no site do festival www.curtacarajas.com.br.

“Retornar com o CurtaCarajás neste momento, depois de dois anos de pandemia, em um período de retomada das atividades culturais, é revigorante! O festival de cinema é uma importante vitrine, tanto para os realizadores de filmes independentes brasileiros, como para o nosso município que se torna polo de fomento e difusão do cinema nacional na Amazônia. O CurtaCarajás coloca novamente a nossa cidade no circuito nacional de festivais de cinema”, destaca, Ivan Oliveira, diretor e produtor audiovisual e idealizador do festival.

Leia mais:

“Eventos como esse fazem parte de uma cadeia produtiva que gera emprego e renda, além de prospectar Parauapebas no turismo de eventos, criando uma rota cultural no seio da Floresta Nacional de Carajás. O cinema tem esse poder de comunicar, entreter e promover desenvolvimento,” completa Ivan Oliveira.

Edição comemorativa

A nona edição marca a retomada do festival, não haverá mostra competitiva, será uma programação comemorativa. O grande público que sempre acompanhou o festival vai rever alguns filmes vencedores e rememorar o que rolou nas últimas edições. Serão exibidos novos filmes e será apresentada uma nova proposta para as próximas edições do CurtaCarajás.

Os produtores de filmes já devem ficar atentos que a décima edição do CurtaCarajás está programada para se realizar em maio de 2022, aproveitando as comemorações do aniversário de Parauapebas, e promete uma boa premiação para os filmes participantes da mostra competitiva, além de novidades na programação, que será diversificada e extensa.

“Temos visto os investimentos da gestão municipal em transformar Parauapebas em uma cidade turística. O festival é um atrativo à parte, que colabora nesse processo, atraímos a atenção de produtores culturais de todo o país. Na próxima edição, nossa meta é transformar o CurtaCarajás em um festival de cinema internacional, tenho plena convicção de que é possível, viável e que será mais uma iniciativa para o fortalecimento do turismo da cidade, a partir do segmento cultural”, destaca Ivan.

Este ano, o CurtaCarajás terá o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio do gabinete do prefeito e da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Saiba mais sobre o CurtaCarajás

A criação do Labirinto Cinema Clube e a realização da sua primeira Mostra de Cinema, em 2007, agregaram pessoas e motivaram um movimento em Parauapebas de interesse pelo cinema, o resultado foi a concepção do projeto do Festival CurtaCarajás.

Em 2009, o projeto se concretizou e a primeira edição foi realizada, fruto da parceria entre o Labirinto Cinema Clube e a Secretaria Municipal de Cultura ( Secult). O evento passou a integrar o calendário de eventos culturais da cidade e se realizou até o ano 2016.

Ao longo das oito edições, o mundo do cinema foi vivenciado em Parauapebas, mostras itinerantes, workshops, palestras e oficinas impulsionaram profissionais a entrar e se qualificar na linguagem audiovisual.

Foram premiados dezenas de filmes nos oitos anos de mostra competitiva, fomentando, dessa maneira, a produção audiovisual brasileira. Mais de três mil filmes foram recebidos ao longo das edições do CurtaCarajás, produzidos em diversas cidades do Brasil. (Divulgação/Festival CurtaCarajás)

Comentários
"Branco acha que só eles têm advogados", diz Paulo Vieira sobre Maíra Cardi

"Branco acha que só eles têm advogados", diz Paulo Vieira sobre Maíra Cardi

O Big Brother Brasil segue gerando conflitos dentro e fora da casa. Maíra Cardi, casada com Arthur Aguiar, comentou uma…
Sony Music anuncia compra do catálogo de músicas gravadas de Bob Dylan

Sony Music anuncia compra do catálogo de músicas gravadas de Bob Dylan

A Sony Music Entertainment informou nesta segunda-feira (24) que adquiriu o catálogo de músicas gravadas de Bob Dylan, incluindo suas apresentações…
Especial de Lady Gaga e Tony Bennett estreia na Paramount+

Especial de Lady Gaga e Tony Bennett estreia na Paramount+

O especial de Lady Gaga e Tony Bennet, One last time: uma noite com Tony Bennett e Lady Gaga, estreia no serviço de…
Single de Alok com Juliette é retirado do YouTube após briga com produtores

Single de Alok com Juliette é retirado do YouTube após briga com produtores

Após a briga entre Alok e o duo americano Sevenn, o vídeo de “Un ratito”, single que tem a participação de…
Dupla diz ter provas de ser autora de 15 músicas de Alok e vai processar DJ; ele se diz ameaçado

Dupla diz ter provas de ser autora de 15 músicas de Alok e vai processar DJ; ele se diz ameaçado

Eduardo Senna, advogado do duo Sevenn, disse ao g1 eles vão entrar com uma ação contra Alok pelo uso sem crédito nem pagamento…
Antivacina, Elizangela está em estado grave por sequelas da Covid-19

Antivacina, Elizangela está em estado grave por sequelas da Covid-19

Aos 67 anos, a atriz Elizangela está internada em estado grave após testar positivo para Covid-19. A artista, que já…