Correio de Carajás

Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

O importante evento de difusão e acesso à produção cinematográfica brasileira no Pará já tem data marcada para retorno: 9, 10 e 11 de dezembro. O Festival CurtaCarajás, realizado por oito anos seguidos em Parauapebas e região, terá uma edição comemorativa com a exibição de filmes, oficinas e roda de conversa com profissionais de cinema.

A programação é gratuita e se realizará no Karajas Shopping. Estudantes, produtores de audiovisual e a população em geral, que tiver interesse em conhecer a linguagem cinematográfica poderão se inscrever no site do festival www.curtacarajas.com.br.

“Retornar com o CurtaCarajás neste momento, depois de dois anos de pandemia, em um período de retomada das atividades culturais, é revigorante! O festival de cinema é uma importante vitrine, tanto para os realizadores de filmes independentes brasileiros, como para o nosso município que se torna polo de fomento e difusão do cinema nacional na Amazônia. O CurtaCarajás coloca novamente a nossa cidade no circuito nacional de festivais de cinema”, destaca, Ivan Oliveira, diretor e produtor audiovisual e idealizador do festival.

Leia mais:

“Eventos como esse fazem parte de uma cadeia produtiva que gera emprego e renda, além de prospectar Parauapebas no turismo de eventos, criando uma rota cultural no seio da Floresta Nacional de Carajás. O cinema tem esse poder de comunicar, entreter e promover desenvolvimento,” completa Ivan Oliveira.

Edição comemorativa

A nona edição marca a retomada do festival, não haverá mostra competitiva, será uma programação comemorativa. O grande público que sempre acompanhou o festival vai rever alguns filmes vencedores e rememorar o que rolou nas últimas edições. Serão exibidos novos filmes e será apresentada uma nova proposta para as próximas edições do CurtaCarajás.

Os produtores de filmes já devem ficar atentos que a décima edição do CurtaCarajás está programada para se realizar em maio de 2022, aproveitando as comemorações do aniversário de Parauapebas, e promete uma boa premiação para os filmes participantes da mostra competitiva, além de novidades na programação, que será diversificada e extensa.

“Temos visto os investimentos da gestão municipal em transformar Parauapebas em uma cidade turística. O festival é um atrativo à parte, que colabora nesse processo, atraímos a atenção de produtores culturais de todo o país. Na próxima edição, nossa meta é transformar o CurtaCarajás em um festival de cinema internacional, tenho plena convicção de que é possível, viável e que será mais uma iniciativa para o fortalecimento do turismo da cidade, a partir do segmento cultural”, destaca Ivan.

Este ano, o CurtaCarajás terá o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio do gabinete do prefeito e da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Saiba mais sobre o CurtaCarajás

A criação do Labirinto Cinema Clube e a realização da sua primeira Mostra de Cinema, em 2007, agregaram pessoas e motivaram um movimento em Parauapebas de interesse pelo cinema, o resultado foi a concepção do projeto do Festival CurtaCarajás.

Em 2009, o projeto se concretizou e a primeira edição foi realizada, fruto da parceria entre o Labirinto Cinema Clube e a Secretaria Municipal de Cultura ( Secult). O evento passou a integrar o calendário de eventos culturais da cidade e se realizou até o ano 2016.

Ao longo das oito edições, o mundo do cinema foi vivenciado em Parauapebas, mostras itinerantes, workshops, palestras e oficinas impulsionaram profissionais a entrar e se qualificar na linguagem audiovisual.

Foram premiados dezenas de filmes nos oitos anos de mostra competitiva, fomentando, dessa maneira, a produção audiovisual brasileira. Mais de três mil filmes foram recebidos ao longo das edições do CurtaCarajás, produzidos em diversas cidades do Brasil. (Divulgação/Festival CurtaCarajás)