O festival “Parauapebas em Dança” chega à 5ª edição em 2022 e traz para a “Capital dos Minérios” e região grandes mestres da dança brasileira. Entre os dias 1º e 4 de dezembro artistas da dança poderão participar de oficinas, mostra de dança competitiva, prêmios especiais e rodas de debate no Centro Cultural Parauapebas, no Bairro Apoena.
O festival ainda premiará com mais de R$ 10 mil os artistas que se destacarem nos mais diversos estilos e gêneros da dança, incluindo jazz, balé, dança contemporânea, danças folclóricas e também estilos urbanos.
Além de oferecer capacitação, o “Parauapebas em Dança” dá oportunidade aos grupos de dança locais de mostrar seus trabalhos a renomados profissionais da área, como Eleusa Lourenzoni, que vem de São Paulo e para avaliar apresentações e ministrar uma oficina de Balé Clássico.
Leia mais:Os organizadores tem consciência da responsabilidade de fomentar a cultura na região, mesmo com a escassez de oportunidades e apoio para a classe da dança. A própria Prefeitura, afirmam, deixam a arte de lado, mas seguem motivados a trazer a dança à “Capital dos Minérios”.
O Parauapebas em Dança é uma realização da Ághape Studio de Dança e do Instituto de Arte e Cultura Carlos Henrique Monteiro – IACCAHM, com coordenação geral de Carlos Henrique Monteiro e direção artística de Iran Lima.
Os grupos de dança interessados no festival poderão se inscrever pelo link: https://festivalonline.com.br/evento2.php?id=187. Mais informações nas redes sociais do evento em @parauapebasemdanca e também nos contatos (94) 98114-4724 e (94) 98258-5466.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (1/12):
20h – Live de abertura do 5º “Parauapebas em Dança e divulgação do resultado do “Prêmio Web Dance”.
Sexta-feira (2/12):
17h – Mostra Competitiva: “Prêmio Cidade dos Minérios” e “Prêmio Dança-Educação”;
19h – “Prêmio LGBTQUIA+ de Dança”.
Sábado (3/12):
8h às 9h30 – Oficina de balé clássico intermediário;
9h30 às 11h – Oficina de dança contemporânea;
11h às 12h30 – Oficina de jazz dance;
13h – Mostra competitiva categorias “Baby Class” e “Infantil”: apresentação dos professores convidados; apresentações solo, duo e conjunto de balé livre, estilo livre e dança contemporânea; prêmios “Dança para Todos” e “Dança na Melhor Idade”.
Domingo (4/12):
8h às 9h30 – Oficina de balé clássico intermediário;
9h30 às 11h – Oficina de dança contemporânea;
11h às 12h30 – Oficina de jazz dance;
13h – Mostra competitiva categorias “Juvenil” e “Adulto”; apresentações solo, duo e conjunto de balé de repertório, balé livre, dança contemporânea, jazz, estilo livre, danças folclóricas e danças urbanas.