Correio de Carajás

Festa Literária: contação de histórias resgata valores para crianças

Festa Literária: contação de histórias resgata valores para crianças
Seis escolas municipais participaram da programação da manhã desta segunda-feira, 23. (Foto: Evangelista Rocha)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A programação da 1ª Festa Literária de Marabá na manhã desta segunda-feira, 23, reuniu crianças de seis Núcleos de Educação Infantil (NEI) e uma escola particular para uma manhã de contações de histórias e apresentações culturais. Os alunos se reuniram no auditório do Carajás Centro de Convenções e Eventos para assistir aos espetáculos.

As histórias foram apresentadas pelo Grupo Pandeiro de Histórias, formado por professoras da rede municipal, onde cada uma das sete integrantes prepararia um conto para ser narrado. As histórias iam desde a formiguinha que precisava de ajuda para livrar seu pezinho de um floco de neve até o jovem agricultor Tinguelingue que viu a chance de se tornar imperador, cada uma remetia a um valor que estava estampado nos totens em cima do palco.

A professora Marluce Caetano – que atua na Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação – foi uma das integrantes do grupo que se apresentou e explica que fazer prevalecer os valores é importante para a formação social das crianças. “Hoje há uma série de tentações que desviam as crianças da educação, como drogas, violência, criminalidade. Então, a proposta é resgatar valores que ajudam a criança a se tornar um cidadão consciente. Colocamos hoje aqui: Humildade, Sinceridade, Respeito, Confiança, Persistência, Amizade e Amor. Então, em cima destes sete valores nós trouxemos histórias que dão uma lição sobre cada um”, explica Caetano.

Leia mais:
Professora Marluce Caetano conta que o resgate dos valores foi a inspiração para a escolha das histórias que seriam contadas. (Foto: Evangelista Rocha)

Os NEIs participantes da programação foram São Félix, Liberdade, Raimundo Almeida dos Santos, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Edivan Alves Pereira. A coordenadora da Biblioteca Municipal, Evilângela Lima, complementa que não só as escolas de Marabá, mas também de municípios vizinhos vieram contemplar a programação. “Nos demais dias receberemos Rondon do Pará, Nova Ipixuna, Itupiranga, entre outros. Ao longo da semana, haverá outras apresentações, como peças de teatro, danças e músicas”, completa Evilângela.

Além das escolas de Marabá, nos demais dias a Festa Literária receberá também estudantes de municípios vizinhos. (Foto: Evangelista Rocha)

Espaço Imaginário Infantil

Mas não é só nas programações da manhã no auditório que as crianças podem aproveitar a Festa Literária. No Espaço Imaginário, há uma programação em paralelo para as crianças menores praticarem atividades que vão desde aprendizado de Libras até confecções de cadernos personalizados. (Zeus Bandeira)

Comentários
Ed Sheeran e Elton John gravam parceria natalina e lançam 'Merry Christmas'

Ed Sheeran e Elton John gravam parceria natalina e lançam 'Merry Christmas'

Ed Sheeran e Elton John lançaram, nesta sexta-feira (3), a parceria natalina anunciada previamente pelos artistas. O single “Merry Christmas”…
Daniela Mercury anuncia que não fará carnaval de rua em 2022

Daniela Mercury anuncia que não fará carnaval de rua em 2022

A cantora Daniela Mercury anunciou nesta sexta-feira (3) que não vai participar das festas de rua, abertas ao público, no…
VIII Rock in Roça apresenta Biquini Cavadão em Parauapebas

VIII Rock in Roça apresenta Biquini Cavadão em Parauapebas

Com mais de 10 atrações multiculturais, a 8ª edição do Festival Rock in Roça Parauapebas vem como divisor de águas,…
Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

Festival de Cinema CurtaCarajás está de volta!

O importante evento de difusão e acesso à produção cinematográfica brasileira no Pará já tem data marcada para retorno: 9,…
Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Bigode Festival retorna com muita música e ao ar livre neste domingo

Após mais de dois anos desde a última edição, o Bigode Festival retoma as atividades em Marabá com quatro apresentações…
Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

Mestres do tambor participam de bate-papo nesta quinta

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá a mesa “As coisas do imaterial: tocadores-fazedores de tambores”. O debate…