Correio de Carajás

Ferramenta on-line ajuda a identificar Mounjaro falsificado

Plataforma é uma tentativa de conter a comercialização de produtos irregulares para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade

Foto: Getty Images

A farmacêutica Eli Lilly do Brasil, responsável pelo medicamento Mounjaro, lançou uma ferramenta de verificação on-line que ajuda os pacientes a confirmarem a autenticidade da caneta. O remédio é indicado para o tratamento diabetes tipo 2 e obesidade e para apneia obstrutiva do sono.

A ferramenta, chamada LillyScan, pode ser acessada pelo site scan.lilly.com/br. Nela, é possível escanear o QR Code localizado na embalagem do Mounjaro e verificar se o número de série é consistente com os medicamentos fabricados pela Lilly e vendidos oficialmente no Brasil.

A plataforma foi lançada como uma resposta à comercialização de versões falsificadas e manipuladas de Mounjaro ou tirzepatida (princípio ativo do medicamento), que colocam a saúde dos pacientes em risco.

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Os produtos falsificados ou manipulados não são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e podem não conter o princípio ativo e possuírem dosagens incorretas, misturas de múltiplos ingredientes ou outras substâncias nocivas, como bactérias, endotoxinas e impurezas.

“O LillyScan é mais uma iniciativa para combater produtos irregulares que representam um risco real à saúde das pessoas”, afirma Luiz André Magno, diretor médico sênior da Lilly Brasil. “Lembre-se, o Mounjaro é um medicamento vendido sob prescrição, com retenção de receita, e só deve ser usado sob a orientação de um profissional de saúde”, completa.

Além da verificação por meio do LillyScan, os pacientes devem ficar atentos a outros indicadores de que um produto anunciado como “Mounjaro” pode ser falsificado ou manipulado de forma irregular. Por exemplo, o QR Code deve estar claramente impresso e legível para permitir a verificação na ferramenta. Se o código estiver borrado ou ilegível (ou se não houver QR Code), isso pode indicar uma falsificação ou um problema com a integridade do produto.

(Fonte: CNN Brasil/Gabriela Maraccini)