Em uma operação de rotina na Folha 34, no Núcleo Nova Marabá, policiais militares realizaram uma abordagem que resultou na prisão de Rodrigo Cledson Matos da Silva por receptação de um aparelho celular roubado. O caso aconteceu nesta terça-feira (4) e revelou a eficácia de uma ferramenta que vem sendo adotada pela segurança pública no Estado do Pará: o Alerta Celular.
Em entrevista ao Correio de Carajás, o Superintendente Regional de Polícia Civil, delegado Vinícius Cardoso, disse que os policiais identificaram um aparelho celular suspeito e, ao ser consultado o sistema de segurança pública, descobriram que ele estava cadastrado como produto de roubo.
Rodrigo, incapaz de fornecer informações convincentes sobre a origem do aparelho, foi detido em flagrante por receptação. Segundo o delegado, o próximo passo da operação é restituir o celular ao legítimo proprietário, vítima do crime de roubo.
Leia mais:Ele também destaca a importância do Alerta Celular (disponível no site AlertaCelular.pa.gov.br), uma ferramenta governamental que atua como um banco de dados de aparelhos celulares roubados ou furtados. “Esta iniciativa, além de inibir a comercialização clandestina de produtos de crime, também facilita a devolução dos objetos às vítimas”, afirma.
Para utilizar o serviço, as vítimas devem cadastrar seus dados pessoais no site e registrar o aparelho roubado por meio do e-mail presente na nota fiscal ou na caixa do dispositivo.
Por fim, Vinicius ressaltou a importância da disponibilidade dessa ferramenta para a segurança pública, destacando seu papel na redução do mercado ilegal de celulares roubados e no apoio às vítimas de crimes patrimoniais.
A reportagem não teve acesso ao depoimento do acusado.
(Thays Araujo, com informações de Evangelista Rocha e da PC)