Correio de Carajás

Fernando Alonso elege Gabriel Bortoleto o melhor novato da F1 2025

Bicampeão mundial e gestor da carreira do brasileiro não economizou nos elogios ao pupilo, campeão da F2 2024: "Espero que as pessoas não se esqueçam de que ele é o melhor"

Fernando Alonso parabeniza Gabriel Bortoleto por título da F2 2024 — Foto: Clive Mason/Getty Images

A próxima temporada da Fórmula 1, em 2025, contará com pelo menos quatro calouros: Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) e Gabriel Bortoleto (Sauber). Destes, porém, o bicampeão mundial Fernando Alonso já elegeu seu favorito: Bortoleto, brasileiro que trará o país de volta ao grid da categoria após oito anos de ausência.

– Ele é o melhor. Em sua temporada de estreia na F3, ele foi campeão. Em sua temporada de estreia na F2, foi campeão. Sei que há muitas opiniões sobre a nova geração; muitos novatos estarão presentes no próximo ano, todos muito talentosos, mas o melhor deles é Gabriel. Ele mostrou isso na pista com os mesmos carros (na F2, os carros são iguais). Obviamente no próximo ano ele talvez não tenha o mesmo carro que alguns dos novatos, mas espero que as pessoas não se esqueçam de que ele é melhor do que eles. Ele foi e continuará sendo – opinou o veterano.

Alonso é agente de Bortoleto desde 2022, e foi o próprio jovem piloto quem procurou o bicampeão ainda em seu segundo ano na Fórmula Regional Europeia (FRECA). O jovem também tem a carreira gerenciada por Albert Resclosa Coll e Alberto Fernández Albilares, amigos do espanhol.

Leia mais:

O bicampeão foi um dos primeiros a receber Bortoleto com um abraço após a corrida principal da etapa de Abu Dhabi, no último domingo; o segundo lugar do brasileiro confirmou seu título da Fórmula 2, em sua temporada de estreia.

Com o feito, Gabriel repetiu o resultado que obteve na temporada 2023 das categorias de base da F1: em seu ano de estreia na Fórmula 3, também faturou o título. O desempenho chamou atenção da McLaren, que o trouxe para compor a Academia de Jovens Pilotos de Woking. Bortoleto teve a vaga na F2 assegurada pela equipe britânica, mas a deixará devido ao contrato com a Sauber para a F1.

Fernando Alonso parabeniza Gabriel Bortoleto por título da F2 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
Fernando Alonso parabeniza Gabriel Bortoleto por título da F2 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images

O jovem de apenas 19 anos trará o Brasil de volta à F1 a partir do ano que vem, em um contrato multianual com a Sauber – time que já recebeu outros dois brasileiros na elite do automobilismo europeu. Na próxima temporada, Bortoleto fará dupla com o experiente Nico Hulkenberg, de 37 anos, egresso da Haas.

No entanto, o ano deve ser de desafios para o paulista, natural de Osasco: a Sauber amargou eliminações precoces nas classificações ao longo de 2024 e terminou o campeonato na lanterna da tabela de construtores, com os quatro pontos que Guanyu Zhou conquistou no GP do Catar.

Gabriel Bortoleto dirige Sauber pela primeira vez em Abu Dhabi — Foto: Mark Sutton/Getty Images
Gabriel Bortoleto dirige Sauber pela primeira vez em Abu Dhabi — Foto: Mark Sutton/Getty Images

Os outros novatos estarão em um lugar diferente: Bearman, por exemplo, estreará por uma Haas que se recuperou no decorrer da temporada e disputou o sexto lugar com a Alpine de Doohan – a equipe francesa ficou com a posição, no fim. Já a Mercedes de Antonelli foi a quarta melhor equipe de 2024 e conquistou quatro vitórias.

(Fonte:G1)