• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Feriadão do Natal teve arrastão da Vigilância Sanitária e 6 bares notificados

Orla Sebastião Miranda, na Velha Marabá, foi desbancada pela Nova Marabá em casos de aglomeração neste final de semana

por Redação
29/12/2020
em Polícia
Feriadão do Natal teve arrastão da Vigilância Sanitária e 6 bares notificados

No total, sete estabelecimentos noturnos já foram interditados em Marabá neste mês de dezembro / Foto: Divulgação

669
Visualizações

Que o feriadão de Natal foi movimentado em Marabá, isso ninguém pode negar, ainda mais quem esteve presente nos bares e restaurantes durante as noites de sábado (26) e domingo (27), e pôde ser testemunha das rígidas fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária do município. Na sexta-feira (25) não houve inspeção devido ao feriado.

Cerca de 12 a 15 estabelecimentos noturnos estão sendo observados pelo órgão municipal e até agora sete deles já foram interditados por promoverem aglomerações, mas antes do feriadão de Natal.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Marabá, Daniel Soares, conversou com a Reportagem do Portal Correio e explicou que dos sete estabelecimentos que foram interditados, cinco já cumpriram o prazo de sete dias de interdição e voltaram a funcionar no último fim de semana.

Entretanto, há dois estabelecimentos que ainda estão cumprindo o fechamento imposto pelas autoridades sanitárias, sendo uma pizzaria no Bairro Belo Horizonte, na última quarta-feira (23) e um bar no Núcleo Nova Marabá, no sábado (19). “As equipes passam pelos locais e, caso seja constatada alguma inconformidade com os decretos, é feita uma orientação e, posteriormente, a notificação”, explica Daniel.

Em todos os quatro cantos de Marabá, as equipes estão realizando inspeções, incluindo nos bairros mais afastados, como Núcleos São Félix e Morada Nova. Apesar disso, o complexo Nova Marabá registra o maior número de denúncias por descumprimento de medidas sanitárias em estabelecimentos. A Vigilância recebe a maioria das delações por meio do WhatsApp.

Para se ter uma ideia, neste fim de semana (26 e 27) seis estabelecimentos foram notificados e a tendência é que haja mais, caso os decretos não sejam cumpridos. Aqueles que voltarem a descumprir as medidas, poderão ter suas licenças cassadas.

Daniel adiantou que estão previstas fiscalizações para o Ano Novo e o final de semana pós Réveillon, especialmente, nos eventos privados que já estão confirmados em Marabá. A Reportagem contabilizou pelo menos dois.

É certo que na virada do ano há uma maior incidência de pessoas indo às ruas a procura de bares e entretenimento, porém, Daniel atestou que o efetivo não será aumentado nas fiscalizações.

“Permaneceremos com três equipes, nos três principais núcleos: Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira. Cada equipe é composta de três técnicos do órgão, que são acompanhados por duas viaturas da Polícia Militar, além dos demais órgãos que também colaboram nas ações, que são o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)”, completou Daniel.

Um fato curioso apontado por Soares, é que um ponto, considerado crítico na questão de aglomerações, a Orla Sebastião Miranda, está sendo desbancada pela Nova Marabá. “Com o fechamento da Avenida Marechal Deodoro para tráfego de veículos, estamos tendo menos aglomerações. A Nova Marabá segue registrando maior incidência”, comenta.

Pelo menos seis órgãos trabalham em conjunto nas fiscalizações por todos os núcleos da cidade / Foto: Divulgação

Além disso, há a questão de bares que insistem em funcionar paralelamente como boates e Daniel garantiu que isso também está sendo observado. Na Nova Marabá há três estabelecimentos nessa condição, na Cidade Nova há seis e no São Félix há quatro.

“Estamos de olho neles, inclusive, alguns já foram interditados. Recebemos muitas denúncias e até mesmo vídeos registrando essas situações. Nesses casos, nossa equipe vai até o local e se constatar a veracidade da denúncia, o estabelecimento será notificado”, completa Daniel.

No fim da entrevista, o coordenador deixou um último alerta aos proprietários de bares e restaurantes que forem realizar eventos de Ano Novo. “Evitem as aglomerações, a circulação de pessoas sem o uso de máscaras nas dependências do local, tenham sempre álcool em gel disponível e cumpram os decretos para evitar a interdição”, orienta.

Vale lembrar que qualquer cidadão que se depare com um estabelecimento funcionando irregularmente, sem estar atendendo os decretos, por exemplo, pode denunciar através do telefone da Vigilância Sanitária (94) 3323-2020.

Enquanto isso, 25 dos 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com Covid-19, seguem ocupados nos hospitais públicos de Marabá, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Prefeitura. Doze dos 36 leitos de enfermaria estão ocupados, também exclusivos para casos de Covid-19. O município segue atendendo 23 cidades da região, devido ao fechamento do Hospital de Campanha. (Zeus Bandeira)

Comentários
Tags: MarabáPará
Matéria anterior

Cantor Wanderley Andrade faz show em garimpo ilegal dentro da Terra Yanomami

Próxima matéria

Confira os direitos do consumidor na hora de trocar presentes de Natal

RelacionadaMatérias

Cinco valentões vão parar na Delegacia da Mulher por agressão
Destaques

Cinco valentões vão parar na Delegacia da Mulher por agressão

25/01/2021
408
Acidente com ônibus deixa 14 mortos e 32 feridos na BR-376, em Guaratuba, diz PM
Polícia

Acidente com ônibus deixa 14 mortos e 32 feridos na BR-376, em Guaratuba, diz PM

25/01/2021
563
Homem esfaqueado na Folha 06 é identificado
Polícia

Homem esfaqueado na Folha 06 é identificado

25/01/2021
720
Próxima matéria
Confira os direitos do consumidor na hora de trocar presentes de Natal

Confira os direitos do consumidor na hora de trocar presentes de Natal

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019