Correio de Carajás

Feira do Pôr do Sol é nova atração cultural

Feira do Pôr do Sol é nova atração cultural

A Feira de Artesanato ganhou uma nova roupagem e um novo espaço, funcionando agora na Praça da Igreja São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, das 17h às 22h, e passou a ser chamada de Feira do Pôr do sol. A exposição oportuniza à população marabaense conhecer um pouco da produção artesanal dos 40 expositores mais assíduos da região.

Segundo Hildo Tavares, um dos coordenadores da feira, o projeto já tem quatro anos e é apoiado pela Prefeitura de Marabá por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). “Nossa vontade era sempre ter essa feira organizada, padronizada, para que pudesse abranger um público melhor e divulgar mais o espaço”, explicou o idealizador ao CORREIO.

De acordo com Hildo, o objetivo do evento, além de dar mais visibilidade para os artesãos exporem e comercializarem seus produtos, é também disponibilizar mais um espaço de entretenimento e cultura aos moradores e turistas da cidade. Por sua vez, quem visitou a exposição teve uma noite de boas atrações e pôde contemplar o pôr do sol da Orla de Marabá.

Leia mais:

A feira também possui uma praça de alimentação com diversos pratos regionais. Questionado sobre a possibilidade de ampliação da área, o coordenador respondeu que a vontade é justamente aumentar a área. “Estamos buscando mais 20 tendas, que seria o máximo de 60, até mesmo pelo espaço físico no local que não dá para colocar uma estrutura mais grandiosa”, replicou.

A artesã Suelane de Lima, que trabalha com produtos em E.V.A, garrafas pets, crochê e biscuit, participa da feira todos os domingos e quintas-feiras e, para ela, o público está dando apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido por ela e pelos outros artesãos. “Temos recebido muitos pedidos de encomendas. A divulgação da feira está sendo muito boa”, comemorou.

A feira

A primeira edição da Feira do Artesanato ocorreu na Praça Duque de Caxias, também aos domingos, das 8 horas ao meio dia, durante longo tempo. Agora, o evento ocorre em dois pontos fixos da cidade: Estacionamento próximo à Feira da Folha 28, às quintas-feiras, das 17h às 22h e na Praça São Felix de Valois.

O Projeto dispõe de mais 100 pessoas cadastradas, que além de exporem nos pontos fixos, também participam de feiras itinerantes nos principais eventos do município, como Quadra Junina e Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama). Além dos produtos manuais e livros, a Feira do Pôr do sol oferece comidas regionais e vasta programação cultural.

(Karine Sued)