Uma parceria inovadora entre a Universidade de Passo Fundo e a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) possibilitou a Especialização em Patrimônio Espeleológico, cujas inscrições estão abertas.
A pós-graduação em patrimônio espeleológico tem o objetivo de formar profissionais para realizar processos de licenciamento ambiental, levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre as cavidades naturais subterrâneas, gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção e demais trabalhos de campo associados a cavernas, o profissional habilitado também poderá emitir laudos e pareceres sobre o patrimônio espeleológico.
As aulas do módulo teórico acontecerão de forma presencial remota, através do Google Meet. Já as aulas práticas de campo irão acontecer nas cavernas Serra das Andorinhas (quartzito), Explosão (carbonato) e Marabá (minério de ferro). Além disso, serão feitas atividades nos laboratórios e salas da FCCM.
Leia mais:“Esse é um projeto inovador. Na Casa, possuímos o Núcleo de Espeleologia de Marabá (NEM), onde se realizam trabalhos de campo, sistematização, análise, elaboração de relatórios, licenciamento ambiental e consultoria”, conta Vanda Américo, presidente da FCCM.
A especialização potencializará ainda mais o Núcleo de Espeleologia de Marabá e os atores ligados à espeleologia, estimulando os estudantes ao ingresso em projetos de pesquisas, colocando em destaque no mercado de trabalho profissionais habilitados. (Ascom FCCM)