Correio de Carajás

FCCM: Arquivo Histórico incorpora acervo do Jornal Correio do Tocantins

Mascarenhas na entrega oficial dos arquivos à equipe da Casa da Cultura

Em ato formalizado esta semana, o jornalista Mascarenhas Carvalho da Luz, fundador do antigo jornal Correio do Tocantins, doou todo o seu acervo pessoal de 1983 a 2013, do trissemanário, para compor em definitivo o Arquivo Histórico “Manoel Domingues”, da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Uma equipe da instituição esteve no escritório dele e realizou o transporte dos tomos. Depois disso, no dia 7 de maio, Mascarenhas esteve pessoalmente na sede da FCCM, recepcionado pela presidente Wânia Gomes, marcando o recebimento do material pela fundação.

Os acontecimentos e fatos noticiosos de 30 anos de cobertura jornalística de Marabá e região vão estar totalmente à disposição de pesquisadores e estudantes. O Arquivo Histórico “Manoel Domingues” foi recém reformado, ampliado e modernizado. Mascarenhas entende que naquele local o acervo de anos de contribuição jornalística estará bem cuidado, assim como acessível ao marabaense.

O antigo trissemanário deu origem ao Jornal Correio de hoje, e é a base de um tempo rico do desenvolvimento de Marabá.

Leia mais:

DOAÇÃO

Mascarenhas Carvalho já havia confirmado o seu interesse em doar o material para a FCCM desde o ano de 2023, quando inclusive foi homenageado pela instituição com um livro biográfico, contando a sua história como jornalista e a contribuição do CORREIO para a região.

“Guardei com muito orgulho esse arquivo. Uma cópia foi repassada ao atual controlador do jornal (Grupo Correio de Comunicação), e a outra ficou em meu poder. Agora esse acervo fica sob a guarda do Arquivo Histórico da Casa da Cultura, cuidado por profissionais preparados para isso”, comenta Mascarenhas.

Para o jornalista, o Arquivo é uma volta ao passado. Emocionado, Mascarenhas falou que é gratificante ver algumas de suas contribuições expostas no local para as novas gerações. “É muito bom saber que o nosso trabalho é reconhecido pela sociedade, notadamente na esfera cultural. Isso enobrece. Estou muito feliz”, finalizou.

SERVIÇO

O Arquivo Histórico “Manoel Domingues” está aberto ao público de segunda a sexta, das 8 horas às 17 horas, dentro da sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá – Folha 31, Nova Marabá. (Da Redação)