A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) divulgou ter sido acionada para contar uma ocupação neste domingo (10) na Fazenda Santa Clara, localizada na zona rural de Marabá, mas próxima a Parauapebas. O local já passou por reintegração de posse anterior e foi desocupada mais de uma vez.
De acordo com a Polícia Civil, ontem a equipe da Deca foi informada que a Fazenda Santa Clara estaria sendo invadida por cerca de 80 pessoas, entre elas, 30 homens estariam armados e encapuzados. Havia notícia, ainda, de que os funcionários da propriedade estariam sendo mantidos reféns pelo grupo.
Equipes da Polícia Civil foram ao local e chegando lá encontrados integrantes do Movimento Sem Terra, porém não havia pessoas mantidas em cárcere. Ainda de acordo com a instituição, os policiais dialogaram com os integrantes do movimento e quatro horas depois eles foram convencidos a desocupar a área de forma pacífica e ordeira. De lá, o grupo seguiu até o acampamento Boa Esperança.
Leia mais:Por fim, a Polícia Civil divulgou ter sido apreendida uma balaclava e material utilizado na carga de espingardas. Em dezembro passado, foi cumprido mandado de reintegração de posse da fazenda, que desde 2016 vinha sendo ocupada por Integrantes do Movimento Sem Terra. Esta foi a segunda ação de reintegração no mesmo ano. Em junho de 2018 famílias haviam sido retiradas do local. (Luciana Marschall)