Correio de Carajás

Famílias de baixa renda podem ser isentas de pagar conta de água em Marabá

Famílias de baixa renda podem ganhar isenção de pagar conta de água em Marabá

O programa ‘Água Pará’, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e operado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), beneficiará cerca de 235 mil famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Para a realização do cadastro no projeto, em Marabá, é necessário levar documentos originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil ou um resumo do Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar o registro de consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos, ou seja, 20 mil litros de água, analisados com base nos dados dos últimos seis meses.

O cadastramento está ocorrendo em frente à Escola Professora Tereza Donato Araújo, ao lado da Câmara Municipal, nos dias 15 a 18 de março, das 8h às 18h, e na semana seguinte, de 19 a 22 de março, na Comunidade São José, na Folha 12, Quadra 23, Lote 01, nos mesmos horários.

Leia mais:

Naíde Pinto da Silva, residente na Marabá Pioneira, compareceu ao local de atendimento organizado pelo Estado nesta quarta-feira (16), para ter direito ao benefício. “Nós precisávamos muito dessa contribuição do Estado, porque quando a conta chega, e vem alta, não temos condição de pagar, já que precisamos manter os filhos e às vezes até os netos que não têm pai para cuidar. Essa ajuda já é um alívio”, conta Naíde.

Naíde Pinto da Silva conseguiu cadastramento para receber o benefício

Luzinete Maria Santana de Azevedo, moradora do Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova, foi outra que estava na fila para se cadastrar. Para ela, este é um projeto maravilhoso muito bom, tendo em vista que “vínhamos lutando para poder pagar as contas e com essa ajuda ficamos muito agradecidos à Secretaria de Estado”.

Outra beneficiária do auxílio estadual, Maria de Lurdes Pires Feitosa, se disse bastante grata durante o atendimento do cadastro ao contar de suas dificuldades com as contas. “Adoeci ano passado e sem condições de trabalhar estou endividada e incapaz de pagar coisas básicas, portanto, é de uma grande valia o benefício”.

Maria de Lurdes Pires Feitosa também aguardando para ser beneficiária do Água Pará

O plano estadual foi aprovado em sessão pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e a lei que institui os programas foi sancionada no último dia 23 de setembro. O decreto que o regulamenta foi publicado em edição extra no Diário Oficial do Estado do dia 28 de setembro do ano de 2021.

De acordo com o Estado, aproximadamente 128 mil famílias já se encontram cadastradas, o que significa que cerca de 640 mil pessoas que estão usufruindo da inciativa. De setembro a novembro do ano passado, R$ 6,5 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no programa.  (Thays Araújo – estagiária)