O programa ‘Água Pará’, gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e operado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), beneficiará cerca de 235 mil famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus.
Para a realização do cadastro no projeto, em Marabá, é necessário levar documentos originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil ou um resumo do Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar o registro de consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos, ou seja, 20 mil litros de água, analisados com base nos dados dos últimos seis meses.
O cadastramento está ocorrendo em frente à Escola Professora Tereza Donato Araújo, ao lado da Câmara Municipal, nos dias 15 a 18 de março, das 8h às 18h, e na semana seguinte, de 19 a 22 de março, na Comunidade São José, na Folha 12, Quadra 23, Lote 01, nos mesmos horários.
Leia mais:Naíde Pinto da Silva, residente na Marabá Pioneira, compareceu ao local de atendimento organizado pelo Estado nesta quarta-feira (16), para ter direito ao benefício. “Nós precisávamos muito dessa contribuição do Estado, porque quando a conta chega, e vem alta, não temos condição de pagar, já que precisamos manter os filhos e às vezes até os netos que não têm pai para cuidar. Essa ajuda já é um alívio”, conta Naíde.
Luzinete Maria Santana de Azevedo, moradora do Novo Horizonte, núcleo Cidade Nova, foi outra que estava na fila para se cadastrar. Para ela, este é um projeto maravilhoso muito bom, tendo em vista que “vínhamos lutando para poder pagar as contas e com essa ajuda ficamos muito agradecidos à Secretaria de Estado”.
Outra beneficiária do auxílio estadual, Maria de Lurdes Pires Feitosa, se disse bastante grata durante o atendimento do cadastro ao contar de suas dificuldades com as contas. “Adoeci ano passado e sem condições de trabalhar estou endividada e incapaz de pagar coisas básicas, portanto, é de uma grande valia o benefício”.
O plano estadual foi aprovado em sessão pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e a lei que institui os programas foi sancionada no último dia 23 de setembro. O decreto que o regulamenta foi publicado em edição extra no Diário Oficial do Estado do dia 28 de setembro do ano de 2021.
De acordo com o Estado, aproximadamente 128 mil famílias já se encontram cadastradas, o que significa que cerca de 640 mil pessoas que estão usufruindo da inciativa. De setembro a novembro do ano passado, R$ 6,5 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no programa. (Thays Araújo – estagiária)