Em plena antevéspera do Dia Internacional da Mulher uma informação falsa mobilizou uma multidão de mulheres a se dirigirem ao Shopping Pátio Marabá na manhã desta sexta-feira, 6, com a promessa de uma ação social da Estação Cidadania para emitir o Registro Geral (RG). A informação não procede, trata-se de uma fake News que foi propagada pelas redes sociais.
A Reportagem do Portal Correio de Carajás foi questionada, através do seu perfil no Instagram, por uma seguidora, sobre a procedência da ação social na Estação Cidadania, na quinta-feira, 5, às 16h30. A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) foi procurada e confirmou em nota, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), às 18h24, que a informação não procede e que “os atendimentos acontecerão normalmente, sem qualquer alteração em suas atividades ordinárias”, diz a nota.
Na manhã de hoje, os veículos de comunicação do Grupo Correio foram bombardeados com mensagens das mulheres que foram até o shopping, acreditando na informação que circulava, e se revoltaram ao descobrir que tudo não passava de um engano.
Leia mais:Uma ouvinte da Correio FM, Priscila Souza da Silva, que foi até o shopping acreditando na informação, foi ouvida pelo Portal, por telefone, e diz se sentir revoltada com a situação. “É uma ‘sacanagem’ isso, pois muitas mulheres deixaram seus empregos hoje de manhã para vir ter a chance de emitir o documento, e ao chegarmos descobrimos que é mentira. Acho isso uma palhaçada”, desabafou Priscila.
Segundo Priscila, há relatos de mulheres que estão no shopping desde a noite de ontem, aguardando para pegar uma senha para emitir o documento. A ouvinte da Correio FM, disse que mais cedo, por volta das 8h, um colaborador do shopping foi até a multidão e informou que a ação da Estação Cidadania não iria ocorrer, apenas uma outra, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), a partir das 11h.
CONTORNANDO A SITUAÇÃO
A gerente de marketing do Shopping Pátio Marabá, Dalila Oliveira, conversou com a equipe de reportagem do Portal Correio de Carajás e lamentou a situação, mas informou que a situação será contornada.
“Nós estamos com uma ação prevista hoje para as mulheres, mas essa em especifico de emissão de documentos, é falsa. Infelizmente alguém plantou essa informação e isso se disseminou entre a população. Para reparar o episódio, a Estação Cidadania, através da Polícia Civil, está se organizando para atender as mulheres presentes, através de uma triagem, para emitir os documentos de identidade”, informou Dalila.
O episódio deixa a data que celebra as conquistas das mulheres, manchado por uma esperança de adquirir um direito de cidadania, como o documento de identidade. (Zeus Bandeira)