A Meta, companhia dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou uma demissão em massa nesta quarta, 9. Foram cortados 11 mil funcionários, ou 13% da companhia – esse não é apenas o maior corte da história da empresa fundada por Mark Zuckerberg como também é o maior corte já realizado por uma empresa de tecnologia na história.
“Hoje estou compartilhando algumas das mudanças mais difíceis que fizemos na história da Meta. Decidi reduzir o tamanho de nossa equipe em cerca de 13% e dispensar mais de 11 mil de nossos talentosos funcionários. Também estamos tomando várias medidas adicionais para nos tornarmos uma empresa mais enxuta e eficiente, cortando gastos e estendendo a pausa nas contratações até o primeiro trimestre de 2023″, disse Zuckerberg em carta aos funcionários.
Zuckerberg informou que todos os funcionários vão receber um email informando a situação de trabalho na empresa – se estão demitidos ou não – em breve. Para os colaboradores afetados pelo corte, a companhia vai oferecer três meses de salário, seis meses de plano de saúde.
Leia mais:A empresa também afirmou que o procedimento deve ser semelhante em todos os países em que possui escritórios e que os funcionários serão orientados conforme as leis locais de cada sede.
Ainda, Zuckerberg afirmou que o Facebook optou por bloquear o acesso de aos sistemas de todas as pessoas que já estão sendo demitidas hoje, mas que os emails corporativos serão mantidos para comunicação com a empresa.
Em 14 meses, a companhia perdeu 76% do valor de mercado – avaliada em US$ 1 trilhão em setembro do ano passado, a gigante vale hoje US$ 240 bilhões.
(Fonte: Estadão)