Correio de Carajás

F1 pede que Massa não vá ao GP da Itália após pleito por 2008

Fã clube que pendurou faixa em apoio ao brasileiro relatou que a categoria também pediu para que o cartaz, em frente à garagem da Ferrari, fosse removido

Felipe Massa no GP de Mônaco de 2023, como embaixador da F1 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

O litígio de Felipe Massa pelo resultado da F1 2008 passou a ter desdobramentos diretos na categoria: depois que um fã-clube da Ferrari colocou uma faixa no Autódromo de Monza em apoio ao brasileiro, a Fórmula 1 pediu que o grupo removesse o cartaz. Antes disso, a gestão ainda pediu que o piloto não comparecesse ao GP da Itália neste fim de semana; segundo a assessoria do próprio Massa, ele pretendia acompanhar a etapa como parte de sua função de embaixador e pela relação estreita com o time italiano.

Nesta quinta-feira que antecedeu as atividades em pista em Monza, o Ferrari Club de Caprino Bergamasco, sediado nas proximidades de Monza, pendurou uma faixa de apoio à petição do brasileiro.

Nela, estava escrito: “Felipe Massa, campeone del mondo 2008” (em português, “Felipe Massa, campeão do mundo em 2008”). O cartaz foi colocado estrategicamente em frente aos boxes da própria escuderia. No entanto, a peça foi retirada após solicitação da F1.

Leia mais:

 

Fã-clube da Ferrari coloca cartaz em apoio a Felipe Massa no Circuito de Monza às vésperas do GP da Itália de F1 2023 — Foto: Ferrari Club Caprino Bergamasco
Fã-clube da Ferrari coloca cartaz em apoio a Felipe Massa no Circuito de Monza às vésperas do GP da Itália de F1 2023 — Foto: Ferrari Club Caprino Bergamasco

O ex-piloto da Ferrari, que representou a escuderia de 2006 a 2013, enviou uma carta para as duas entidades no começo deste mês. Sua petição foi motivada por declarações feitas em março pelo ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, que revelou já ter tido conhecimento do “Singapuragate” ainda em 2008, mesma temporada do incidente.

Em entrevista exclusiva ao ge e ao Globo Esporte na última semana, Massa afirmou se considerar como campeão daquele ano e relembrou os desdobramentos na época.

– (O escândalo) machuca e tira de uma situação em que, “pô”, você tinha um título na mão. Aquele título era nosso. E foi tirado por uma manipulação. Sem dúvidas é algo muito sério para o esporte, para a justiça, e para todas as pessoas que fazem parte do esporte que a gente sempre acha que é algo limpo, e não foi – disse Massa.

A questão também foi abordada pelo piloto no último fim de semana, quando ele disputou a etapa de Goiânia da Stock Car. O brasileiro respondeu Lewis Hamilton, que argumentou durante as coletivas do GP da Holanda de F1 não se recordar da disputa pelo título de 2008.

(Fonte:G1)