Correio de Carajás

Exposição “Nos Trilhos da Memória” conta a história de Parauapebas

Mostra busca relatar as origens da cidade contextualizada pela Estrada de Ferro Carajás; primeiro dia de visitas será 9 de maio, véspera do aniversário de 33 anos da cidade

A Exposição “Nos Trilhos da Memória” vem tomando forma para contar para a população de Parauapebas suas origens e a importância da Estrada de Ferro Carajás na história da cidade. Elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e executada por artesãos locais, a exibição será aberta ao público em 9 de maio, um dia antes dos 33 anos de Parauapebas.

Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, a diretora do novo Museu de Parauapebas, Rebeca Valquíria, conta que a exposição faz parte do Projeto Memória, que reúne acervo físico e audiovisual e será transmitido ao público nas comemorações do aniversário da cidade. “Cenários que representam as fases da ocupação desse território – a pré-história, as etnias presentes e o processo de migração no momento da exploração mineral estarão representados na exposição”, explica.

A exibição vai girar em torno da Estrada de Ferro Carajás, porém o foco será a linha do tempo da ocupação da região, como explica Rebeca. “Trazemos a cultura de lá atrás, dos tempos pré-históricos até os dias atuais, falando da emancipação da cidade em 1.988 e sua ocupação, que começou com 10 mil habitantes e hoje está chegando aos 250 mil habitantes”, conta.

Leia mais:

O secretário de cultura do município, Sadisvan Pereira, afirma que os artesãos de Parauapebas foram envolvidos na produção da exposição por conhecerem a cultura da cidade e são peça importante desde o início do projeto. Ele também ressaltou os cuidados com as medidas restritivas para evitar o contágio do novo coronavírus, reduzindo o pessoal e exigindo testes periódicos com a equipe responsável pela mostra.

A abertura da Exposição Nos Trilhos da Memória acontecerá no dia 8 de maio, em evento online, quando autoridades públicas de Parauapebas farão a primeira visita. No dia 9 de maio ela será aberta para a população, com máximo de dez pessoas por visita e uso de máscara obrigatório, entre 9h e 21h, no prédio da Secretaria de Cultura, em frente à Praça de Eventos. (Juliano Corrêa)