Correio de Carajás

Exposição de Orquídeas chega às 17ª edição e fomenta troca de livros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesta sexta-feira, às 10 horas, quando o Shopping Pátio Marabá abrir as portas para seus clientes, eles encontrarão, também, uma exposição com uma grande diversidade de orquídeas de várias partes do País. Além das belas plantas floridas, haverá uma ampla programação cultural, com música ao vivo, curso de cultivo de orquídeas e, ainda, um espaço para troca de livros entre os visitantes.

A programação da 17ª Exposição de Orquídeas de Marabá se estenderá por todo o sábado, dia 27, e domingo, 28, no horário de funcionamento do shopping. O evento foi criado e organizado até hoje pela Fundação Casa da Cultura, que a cada ano utiliza novas ferramentas para atrair maior número de pessoas.

Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura, explica que a exposição vai acontecer no Piso L3 do Shoppping Pátio Marabá e que muitos amantes dessa planta tão delicada se preparam durante todo o ano com uma economia para adquirir novos exemplares durante a concorrida exposição da FCCM. “A dobradinha entre orquídeas e música já provou que dá certo. Vamos levar o coral, fanfarra, grupo de cordas, violão, teclado e bateria – todos da Escola de Música Moisés Araújo – para oferecermos música ao longo dos três dias de exposição”, conta Vanda.

Leia mais:

A presidente observa que o objetivo da Exposição de Orquídeas é estimular a população a conhecer um pouco mais das orquídeas regionais e as que são cultivadas pelos orquidófilos locais, além de proporcionar lazer para a população regional e dar oportunidade para que novas pessoas tornem-se colecionadores.

Vanda também destaca que nesta sexta-feira, a partir de 16 horas, e no sábado, 17, horas, será realizado um curso de cultivo de orquídea com Luiz Gomes, coordenador do Orquidário Irpeel Green, de Iporá-GO. Os interessados, compradores ou não, poderão aprender como cuidar da orquídea.

Além das orquídeas, o Irpeel Green trará os atrativos bonsais, árvores em miniatura que lembram a cultura japonesa. Em 2018, foram mais de 3.500 orquídeas comercializadas durante os três dias, com valores que variavam entre R$ 10,00 a R$300,00.

Uma novidade que está sendo agregada este ano, durante os três dias de exposição, é a criação de um espaço para troca de livros entre os interessados. Vanda crê que a quantidade de pessoas interessadas em trocar um livro que já leu por outro de seu interesse, deve atrair um grande número de visitantes ao espaço de exposição.

História

A ideia da exposição nasceu de uma parceria da Casa da Cultura com a Eletronorte. Durante a criação da reserva ambiental da Eletronorte, a equipe técnica observou que havia muitas orquídeas na área e nesse período a FCCM já tinha em andamento o projeto de salvamento desse tipo de planta. As duas iniciativas culminaram com a 1ª Exposição de Orquídeas de Marabá. A cada ano o evento atrai um número maior de expositores e visitantes que apreciam a beleza das orquídeas e a delicadeza de suas exuberantes formas. A exposição ganhou proporções maiores do que o previsto e passou a fazer parte do calendário de eventos da cidade, no mês de abril. (Ulisses Pompeu)

Mais

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Um cruzamento entre a Avenida VS-10 e a Rua Florita, na altura do Bairro Morada Nova, em Parauapebas, tem causado…
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus.…
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

O Brasil já tem instalada a sua primeira antena rural destinada à quinta geração de internet (5G). A tecnologia funcionará,…
Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

A Defensoria Pública do Pará (DPE) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que as pessoas privadas de liberdade…
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Um novo sistema global transparente deveria ser criado para apurar surtos de doenças, habilitando a Organização Mundial da Saúde (OMS)…