Correio de Carajás

Exportação de carne bovina para Arábia Saudita aumenta possibilidades do setor pecuário

Exportação de carne bovina para Arábia Saudita aumenta possibilidades do setor pecuário

Dois frigoríficos paraenses foram habilitados para a exportação de carne bovina e seus produtos para a Arábia Saudita. Em um comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) feito nesta segunda-feira (11), o Frigorífico Fortefrigo (localizado em Paragominas, na região sudeste paraense) e Frigol (em São Félix do Xingu, também na região sudeste do Estado) foram anunciados entre as oito companhias brasileiras capacitadas pela autoridade sanitária saudita – SFDA (Daudi Food and Drug Authority) – para a venda de proteína bovina ao país.

A habilitação dos frigoríficos é interligada ao investimento do Estado na agropecuária, ressalta Brenda Caldas, diretora agropecuária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). “O esforço conjunto dos produtores de carne e dos estudos e ações do governo para o desenvolvimento do setor trouxe resultados importantes, como a recente exportação da carne bovina paraense para o mercado chinês. Isso abre precedente para a habilitação de novos frigoríficos para negócios com diversos locais”, explica Brenda. 

Daniel Freire, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes no Pará (Sindicarne), afirma a importância da expansão do setor para o Estado. “O Pará tem 19 plantas frigoríficas sob responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e 17 plantas fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A pecuária está presente em todos os 144 municípios do Estado, principalmente em criações de pequenos proprietários”, destaca. Segundo Daniel, a estimativa é que a indústria frigorífica bovina paraense possibilite 15 mil empregos diretos. 

Leia mais:

De acordo com dados do Mapa, em 2018, as exportações de produtos agropecuários brasileiros para a Arábia Saudita renderam 1,7 bilhão de dólares. Foram mais de 2,9 milhões de toneladas transportadas. De janeiro a outubro deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro para a Arábia Saudita totalizaram 1,4 bilhão de dólares. No mesmo período, o Pará exportou quase 670 mil bovinos e bubalinos para outros países. (Agência Pará)