Correio de Carajás

Expoama movimenta quase R$40 milhões, segundo organizadores

Embora tenha ocorrido fora da data de costume, a Exposição Agropecuária de Marabá terminou com saldo positivo no último domingo (16), conforme os organizadores. Com público de aproximadamente 10 mil pessoas por dia, a feira movimentou quase R$40 milhões em venda de produtos e serviços. Durante os nove dias de evento no Parque de Exposições “José Francisco Diamantino” aconteceram cinco shows nacionais, quatro regionais e um gospel, além de palestras voltadas ao produtor rural, rodeio e leilões.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (SPRM), Antônio Caetano, o Nenê do Manelão, a Expoama 2018 superou as expectativas. “Esse ano, nós superamos o número de expositores, gado comercializado nos leilões, venda de implementos, tratores”, avaliou. Segundo ele, o número de estandes na feira chegou a 220, espalhados por todo o parque. Dentre os produtos mais negociados durante o evento se destacaram as máquinas agrícolas, veículos e gado.  “Nós tivemos um público mais distribuído nesses nove dias de feira. Passando aí de 150 mil pessoas no total”, reforçou.

De acordo com Maurício Fraga, diretor do SPRM, os terrenos para montagem dos estandes foram comercializados meses antes da feira, confirmando ainda que muitos outros acabaram ficando de fora, pois a demanda foi grande. “Graças a Deus, a Expoama terminou bem. Começou com uma cavalgada bonita, depois algumas palestras boas, sem acidentes, sem problema nenhum, a semana decorreu em paz”. Ele também relatou que este ano, equinos vindos de estados como Goiás, Minas Gerais e Bahia disputaram algumas provas durante o evento.

Leia mais:

CAVALGADA

A 32ª edição da Expoama começou no último dia 8 de setembro, com a tradicional Cavalgada Ruralista, que todos os anos abre a feira, saindo da frente do Aeroporto, na Cidade Nova, percorrendo parte da Nova Marabá e seguindo pela BR-155, até o Parque de Exposição.

Segundo estima a organização, participaram do cortejo este ano cerca de 1.800 cavaleiros e amazonas, divididos em 60 comitivas. Todo o percurso foi acompanhado por cinco trios elétricos, cada um com um locutor agitando participantes e o público que assistia a cavalgada.

(Nathália Viegas)