Correio de Carajás

Explosão elétrica causa incêndio e destrói parte de casa

Moradores já haviam notificado a companhia Equatorial sobre problemas no transformador que pegou fogo

Um incêndio provocado pela explosão de um transformador de energia atingiu uma casa no Bairro dos Minérios, em Parauapebas, durante a madrugada desta segunda-feira (23). Os moradores ficaram feridos, mas felizmente nenhum óbito foi registrado.

Segundo relato de Neuracy Rosângela, vizinha da casa atingida, não é a primeira vez que aquele transformador em específico entra em chamas. “Do meu conhecimento, já foram cinco vezes que esse transformador bem aqui pegou fogo. Tem vizinho que diz que já foram até mais de dez vezes, e que tem muito tempo que eles ligam pra Equatorial [companhia de energia elétrica] e ninguém veio resolver”, diz a moradora do bairro.

Leia mais:
Neuraci Rosângela, vizinha da casa, declarou que não é a primeira vez que transformador pega fogo (Imagem: Mateus Cirilo)

Ela contou que os vizinhos da casa tiveram que se reunir para arrombar o portão da frente e auxiliar a saída de uma outra senhora, que possui deficiência física, e seu filho, que por conta do resgate ficou ferido nas costas. Ela também relata que as chamas que saíram do transformador atearam fogo no carro estacionado na garagem da casa, e o estado do veículo é irreversível.

Beno Carlos Sauer, morador da casa, conta que a família chegou ao local por volta das 22h do domingo (22) e foi dormir, sendo acordada no meio da madrugada pela explosão do transformador. “Quando saímos do quarto para ver o que tinha acontecido, já estava tudo em chamas. O óleo do transformador já havia caído todo por cima do carro; meu filho ainda tentou tirar o carro debaixo das chamas, mas não conseguiu”, disse o idoso.

Filho de casal morador da casa ficou ferido após incêndio (Imagem: Mateus Cirilo)

Beno saiu da casa para retirar da frente dela o outro carro da família; ele teve que quebrar o vidro do veículo para desengatar o freio de mão e movê-lo para o outro lado da rua. “Graças a Deus está todo mundo vivo, ferido, mas todo mundo bem, mas a cena foi pior do que um filme de terror”, relatou o morador, aterrorizado pela lembrança.

Beno Sauer, morador da casa, relatou momentos de terror durante incêndio (Imagem: Mateus Cirilo)

Os moradores do bairro também reclamaram que o Corpo de Bombeiros demorou mais de uma hora para responder ao chamado, e que uma equipe da Equatorial veio de manhã não para resolver a situação ou dar um parecer para a família, mas para cortar a energia da casa.

Em nota oficial, a Equatorial declarou que está apurando a causa do incêndio e “que está prestando todo o apoio necessário à família que teve a residência e o veículo atingidos pelo fogo”. A nota pontua que as equipes da área de manutenção estão no local fazendo a substituição do transformador para que o fornecimento de energia seja restabelecido o mais breve possível”. (Juliano Corrêa – com informações de Ítalo Almeida)