Correio de Carajás

Exército vai inaugurar Companhia de Engenharia em Marabá

A partir do próximo dia 28 de fevereiro, o 23º Batalhão Logístico de Selva (B LOG) vai abrigar a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, que será a primeira em Marabá. O anúncio foi feito pelo comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Carlos Henrique Teche, durante sua participação na sessão de abertura da Câmara Municipal de Marabá nesta terça-feira, 18.

Segundo o general Teche, o alto comando do Exército Brasileiro determinou no ano passado a implantação da nova companhia, que vai dar suporte a toda a região sul/sudeste do Pará.

“Inicialmente, vai ocupar as instalações do B Log, e daqui a alguns anos o Exército vai criar uma nova área para ela. O trabalho dessa Companhia é relativo as nossas estradas, também na questão de transporte dos grandes, (mas) isso em situação de guerra. E na paz ela vai estar formando profissionais aqui da região, nossos soldados, cabos e sargentos, a operarem o maquinário. É um grande avanço e um sonho aqui da nossa Brigada”, celebrou ele.

Leia mais:

Ainda de acordo com o general Teche, os trabalhos devem ser iniciados com 150 militares. “Aqueles cabos e soldados muito bons que seriam dispensados por falta de vaga foram incorporados a essa companhia e estamos recebendo os oficiais e sargentos de outros quartéis de engenharia do Brasil”, explicou.

Preparação de oficiais

O general informou que na última segunda-feira (17) ingressaram 50 jovens no curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. “Até quatro anos atrás nós não tínhamos esse núcleo em Marabá, por isso recebíamos jovens de Recife, de Belém e São Luís para trabalharem como oficiais temporários na nossa Brigada. Até o ano passado eram 30 vagas, mas em 2020 conseguimos avançar e o Exército aumentou para 50, sendo 30 no 52º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e 20 no 23º BLOG”, explicou, informando que agora os jovens da região têm a oportunidade de participar do curso, trabalhar nos quartéis de Marabá com possibilidade de preencherem vagas em outros municípios, como Altamira, Itaituba, Tucuruí e Imperatriz-MA. (Ulisses Pompeu e Fabiane Barbosa)