Correio de Carajás

Exército: Solenidade militar marca os 43 anos da 23ª Brigada

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva Marechal Soares de Andrea (23ª Bda Inf Sl) realizou uma comemoração aos 43 anos de criação. Foi realizada, na manhã da última sexta-feira, dia 7, uma celebração com a participação de oficiais, praças de todas as organizações militares sediadas na guarnição, além de convidados e familiares.

Na solenidade, após o desfile dos militares, foi feita a entrega de diplomas de “Amigo da Brigada” às personalidades que prestaram relevantes serviços à 23ª Bda Inf Sl. Na sequência, o Comandante da unidade, General Carlos Henrique Teche, parabenizou a todos os integrantes pelo trabalho realizado ao longo dos anos e destacou a importância de sua atuação em defesa da Pátria e da Amazônia.

Desfilhe de militares fez parte das comemorações

“A brigada formou milhares de militares no Pará, oficiais, sargentos, homens e mulheres, que aqui nesta região do Brasil prestassem seus serviços. É uma história de lutas, dificuldades e de vencer cada desafio proposto desde 1976 até hoje. Assim prosseguiremos, consolidando cada vez mais nossa brigada, selecionada em 2017, para ser uma das cinco de força de emprego estratégico do Exército Brasileiro. Parabéns a cada soldado”, comemorou o General.

Leia mais:

O Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva condecorou 21 pessoas com o diploma “Amigo da Brigada”.  A homenagem é concedida as personalidades militares e civis que se destacaram na prestação de serviços ao Exército Brasileiro. Entre as autoridades que receberam o documento, estava o secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães.

“São pessoas que nos honram com o apoio que tem dado à nossa instituição. É uma folha de papel simples, assinada, mas que contém o reconhecimento da nossa brigada àqueles que profissionalmente ou pessoalmente de alguma forma contribuíram com nossa instituição”, afirmou.

General Teche com algumas das personalidades que receberam o diploma

História

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva possui a denominação histórica de “Brigada Marechal Soares de Andréa”, uma homenagem ao militar que atuou no evento da Cabanagem, em 1840, e garantiu a pacificação do território paraense àquela época.

A 23ª Bda Inf Sl foi criada em 9 de junho de 1976, pelo Decreto nº 77.804, com sede em Santarém, Pará, sendo transferida para Marabá em 26 de novembro do mesmo ano. Sua implantação pelo Comando do Exército Brasileiro representou o fiel cumprimento da missão de realizar ação de presença na Amazônia. Para isso, adestra sua tropa em ambiente operacional de selva, estimulando o desenvolvimento regional e atendendo à necessidade de ocupar e desenvolver a porção meridional do Estado do Pará, em harmonia com os interesses nacionais, buscando sempre a prontidão de suas tropas, num ambiente de coesão interna e com toda a sociedade. (Karine Sued e Josseli Carvalho)