📅 Publicado em 11/07/2025 17h34✏️ Atualizado em 11/07/2025 18h12
Uma solenidade, seguida de um almoço marcou, na manhã desta sexta-feira (11) a comemoração dos 49 anos da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, conhecida como “Brigada Marechal Soares de Andrea”. O evento teve lugar no Hotel de Trânsito/Círculo Militar, na Vila Castelo Branco, com a presença de convidados da sociedade civil e oficiais do Exército. Setenta personalidades foram agraciadas com o diploma “Colaborador Emérito da Brigada”, criado especialmente para a ocasião.

De outro lado, o general-de-brigada Eduardo da Veiga Cabral, declarou aberto o período de preparação para as comemorações do Jubileu de Ouro, ou seja, 50 anos da unidade militar, que ocorrerá em 2026. O comando já começa, com isso, a se organizar para os compromissos que vão marcar a importante data.
Durante a cerimônia, os agraciados receberam também uma medalha com o selo do comando, conhecida como “moeda desafio”, e um bóton distintivo com bordas douradas. A honraria foi criada para reconhecer o apoio e a amizade da sociedade civil e dos órgãos de segurança pública da região, fundamentais para os êxitos alcançados pela Brigada na missão de defender e proteger a Amazônia Oriental.
Leia mais:
Entre as autoridades presentes estavam João Chamon Neto, secretário regional do Governo do Estado do Pará (que foi um dos homenageados), e o Monsenhor Ronaldo, vigário-geral, além de representantes dos três poderes, empresários, líderes religiosos e imprensa. Em seu discurso, o general Veiga destacou a importância da parceria entre o Exército Brasileiro e a sociedade civil para o desenvolvimento da região.

“Juntos, o Exército Brasileiro, aqui representado pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva, e a nossa sociedade, nós somos mais fortes. E, juntos, nós vamos construir um caminho de desenvolvimento, assim como o Exército faz em todo o território nacional, em prol do nosso povo brasileiro”, declarou o comandante.
Correio homenageado
Entre as personalidades homenageadas com o diploma de “Colaborador Emérito da Brigada”, o jornalista Patrick Roberto Carvalho, nosso editor e diretor de Redação aqui no jornal e portal Correio de Carajás. Também o nosso colega foto-repórter Josseli Carvalho.
Área estratégica
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é responsável por uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados, equivalente a cerca de 12% do território nacional, abrangendo 145 municípios do Pará, Maranhão e norte do Tocantins. A unidade mantém quartéis em Marabá, Tucuruí, Altamira, Itaituba e Santarém, no Pará; Imperatriz, no Maranhão; e na região de Araguaína e Xambioá, no Tocantins.
Subordinada ao Comando Militar do Norte, com sede em Belém, a Brigada conta com aproximadamente 4.700 militares e atua em uma região estratégica da Amazônia Oriental, onde estão localizadas importantes estruturas como usinas hidrelétricas, ferrovias e rodovias que atravessam a região.

Estrutura organizacional
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva é considerada a mais completa brigada de selva da América Latina, sendo composta por 12 organizações militares orgânicas, das quais oito estão concentradas em Marabá. A estrutura inclui: Comando e Estado-Maior: Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá) e Companhia de Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (Marabá); batalhões de Infantaria de Selva: 50º Batalhão de Infantaria de Selva (Imperatriz/MA), 51º Batalhão de Infantaria de Selva (Altamira/PA), 52º Batalhão de Infantaria de Selva (Marabá/PA) – conhecido como “O Pioneiro da Transamazônica”, criado em 1973; 53º Batalhão de Infantaria de Selva (Itaituba/PA).
Unidades de apoio e serviços: 23º Batalhão Logístico de Selva (Marabá), que inclui a Seção Fluvial da 23ª Brigada, 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva “Esquadrão Lanceiros da Selva” (Tucuruí/PA), 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva “Regimento Floriano Peixoto” (Marabá) – considerado o pioneiro da artilharia brasileira e única organização militar expedicionária da Amazônia; 23ª Companhia de Comunicações de Selva (Marabá), 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (Marabá).
Unidades especializadas: 33º Pelotão de Polícia do Exército (Marabá) e Hospital de Guarnição de Marabá.
Esta estrutura robusta permite à Brigada cumprir sua missão de defesa dos grandes projetos agroindustriais do sul e sudeste da Amazônia, mantendo elevado poder de fogo através de suas quatro peças de armas de manobra e diversas subunidades de apoio.
Preparativos para o 50º aniversário
A solenidade também marcou o lançamento oficial das atividades comemorativas do 50º aniversário da Brigada, que será celebrado em 9 de junho de 2026. Entre as atividades previstas estão o lançamento de um selo comemorativo, a publicação de um livro-revista comemorativo, uma corrida comemorativa, uma solenidade militar e a segunda edição da entrega de certificados de Colaborador Emérito da Brigada.
O evento desta sexta-feira teve como finalidades recordar a história da unidade militar, lançar as atividades do cinquentenário e reforçar os laços de amizade com a sociedade regional. A cerimônia incluiu o canto do Hino Nacional Brasileiro, apresentação do histórico da Brigada e as palavras finais do comandante.
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva foi criada em 9 de junho de 1976 e desde então tem desempenhado papel fundamental na defesa da Amazônia Oriental, seguindo o lema “Prontidão e Coesão” e contribuindo para o desenvolvimento e a segurança da região.
Colaboradores Eméritos da 23ª Brigada de Infantaria de Selva
Lista de personalidades homenageadas na solenidade de comemoração aos 49 anos da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, realizada em 11 de julho de 2025.
- JOÃO CHAMON NETO
- MARCELO HONORATO
- ADRIANA DIVINA DA COSTA TRISTÃO
- RODRIGO ALBUQUERQUE BOTELHO DA COSTA
- IGOR DA SILVA SPINDOLA
- NONATO DOURADO
- MONSENHOR RONALDO DE SOUZA MENEZES
- PATRICK ROBERTO GUIDO CARVALHO – jornalista
- DEOCLECIANO REZENDE MOURA
- JORGE ANTÔNIO BRASIL
- CEL PMPA RR JOÃO PAULO VIEIRA DA SILVA
- CEL PMPA NEYLA REGINA BAHIA VIEIRA DA SILVA
- CEL PMPA RR MARCO ANTÔNIO ROCHA DOS REMÉDIOS
- CEL PMPA MARIO JORGE ZAGALO MONTEIRO
- CEL DAYVID SARAH LIMA
- TC KOJAK ANTONIO DA SILVA SANTOS
- TC PMPA IBSEN LOUREIRO DE LIMA
- Maj PMPA BRUNO IBIAPINA TEIXEIRA
- TC QOBM MARCOS FELIPE GALUCIO DE SOUZA
- MILTON FARIA
- TEN R2 RUY COHEN
- TADEU BITTAR
- TEN R2 FELIPE HENRIQUE DE SOUZA CAVALERO
- GEORGE LUIZ ROSARIO BRASIL
- ODILON JOSÉ CLAUDINO SOARES
- 1º Ten R2 FERNANDO VULPI
- JOSÉ CAPISTRANO RODRIGUES ALVES
- VINÍCIUS VIEIRA SOARES
- CEL PMPA RR HILTON CELSON BENIGNO DE SOUZA
- TC PMPA HARLEY ALVES DA COSTA
- MACIEL CHAVES DOS SANTOS
- CEL PMPA GETÚLIO CÂNDIDO ROCHA JÚNIOR
- MAURO DE SOUZA
- Cel QOBM MARCUS VICTOR LIMA NORAT
- MARY ALEXANDRA
- VIRGILIO RIBEIRO NETO
- JOSSELI ARAUJO CARVALHO
- MARCUS ILHA TRISTÃO
- Cel PMPA DENNER EUDES FAVACHO DA ROCHA
- CAIO MARCO BERARDO
- FREDSON DE ALMEIDA MIRANDA
- CEL PMPA RR ANTÔNIO AUGUSTO GOMES DOURADO
- ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA
- ELIANE RAFAELA MELO CORRÊA
- KATIA CRISTINA DANTAS ALVES BATISTA
- POLIANA MARIA ALVES CARREIRO
- SELMA CEZAR HOHENFELD
- TAMARA GUILHERMINA BALIEIRO RÉGUA BARCELOS
- MARIA APARECIDA PIROVANO DE ALMEIDA
- NILVA OLIVI
- LUILSON LESSA DOS SANTOS
- ALEXANDRE ALVES DE MENDONÇA
- CLEMILTON MORAES DA LUZ
- ADOMIRAN DE ALMEIDA
- ILDEFONSO RIBEIRO
- RAIMUNDO ALVES DA COSTA NETO
- RAFAEL CHERULI DIAS
- ROBERTO BARBOSA
- GUSTAVO CHAVES PENNER
- LUIZ ANTONIO CORREIA LIMA
- JULIMAR SIQUEIRA DE CARVALHO
- FERNANDO SILVA PACHECO
- GERALDO UELBER DOS ANJOS
- LUIZ MULATO DE FRANÇA NETO
- INÁCIO HIGINO FERREIRA DE MELO
- JOÃO CITADELA
- JOÃO YAN BATISTA ARAÚJO
- SEBASTIÃO FERREIRA NETO
- YAN GUSTAVO DA SILVA AMORIM
- TEREZINHA DA COSTA
Total de homenageados: 49 pessoas