Dois estabelecimentos de Marabá foram fiscalizados em decorrência da Operação Alta Pressão VI, desencadeada em todo o país pelo Exército Brasileiro, com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar, na manhã de hoje, terça-feira (19). O objetivo da ação é o combate ao comércio ilegal de armas e munições e segue até o próximo dia 21.
Ao Portal Correio de Carajás, a assessoria de comunicação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva informou que a princípio o balanço da operação – se houve autuações ou apreensões, por exemplo – será divulgado apenas ao final da operação.
Em território nacional, as ações serão desencadeadas de forma simultânea pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), composto por integrantes de diferentes instituições.
Leia mais:A operação visa reduzir desvios de armas e munições que podem vir a parar no comércio ilegal. Segundo o EB, na última operação desta natureza, realizada em 2017, ocorreram em todo o país 140 autuações e três prisões, sendo apreendidas 272 armas de fogo, 158.569 munições, 1.241 airsoft (armas de pressão), 97 Kg de pólvora, 18 lunetas e três miras laser.
Na ocasião, foram fiscalizados 708 estabelecimentos comerciais. (Luciana Marschall)