Correio de Carajás

Ex-vice de Trump lança pré-candidatura à presidência dos EUA

Mike Pence, que foi vice-presidente na gestão de Donald Trump, anunciou que concorrerá nas primárias do Partido Republicano. Ele e Trump romperam relações após invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.

Ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence 19/10/2022 — Foto: REUTERS/Leah Millis

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence anunciou nesta segunda-feira (5) que concorrerá nas primárias republicanas para a presidência dos Estados Unidos em 2024. Pence enfrentará, assimm, o ex-presidente Donald Trump, um ex-aliado de quem ele foi vice.

A campanha de Pence apresentou uma declaração de candidatura à Comissão Eleitoral Federal nesta segunda.

A corrida de Pence à Casa Branca pelo Partido Republicano o coloca contra o favorito Trump, de quem já foi forte aliado mas se recusou a apoiar quando o ex-presidente tentou anular os resultados da eleição de 2020 vencida pelo democrata Joe Biden.

Leia mais:

 

Um conservador social ferrenho, o ex-governador de Indiana tem se distanciado cada vez mais de Trump, dizendo que seu incentivo aos manifestantes que atacaram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 colocaram Pence e sua família em perigo, que estavam no prédio na época.

Pence se junta a uma crescente lista de candidatos republicanos, que inclui Trump, o senador americano Tim Scott e a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley.

O governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, e o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie também anunciarão a pré-candidatura nesta semana. Com isso, o número de pré-candidatos do Partido Republicano deve passar de 20.

A quantidade preocupa oponentes de Trump, que temem que o voto contra o ex-presidente possa ser dividido e acabar entregando a vitória a ele.

(Fonte:G1)