Correio de Carajás

Ex-prefeito de Belém, Anivaldo Vale morre aos 77 anos

Faleceu em Belém nesta quarta-feira (23) o histórico político Anivaldo Juvenil Vale, ex-presidente regional do PR e PL no Pará, pai do ex-vice-governador Lúcio Vale e do atual deputado federal Cristiano Vale. Ele tinha 77 anos, era pecuarista e na política era ex-prefeito de Belém, foi deputado federal por três mandatos consecutivos, entre 1995 e 2007. Sua última disputa eleitoral foi a candidatura ao Senado Federal em 2018.

Segundo a jornalista Franssinete Florenzano, Anivaldo estava internado há 43 dias no Hospital Adventista de Belém, mas a causa da morte não foi divulgada. Ele começou a trabalhar ainda muito jovem, no Banco do Brasil em Ipanema/MG, como porteiro contínuo, em 1963. Em uma trajetória brilhante, ele foi Auxiliar de Serviço de Secretaria, Contador, Auxiliar de Portaria, Escriturário, Fiscal da CREAI e Ajudante de Serviço. Em 1975, já em Capitão Poço (PA), foi Chefe de Serviço, Gerente em Boca do Acre (AM) e em Bragança (PA), Manacapuru (AM), Paragominas (PA), Tomé-Açu (PA) e Macapá (AP); Gerente Adjunto de Operações em Belém, Superintendente Regional de Operações no Acre, Superintendente Regional do Pará e Amapá, e do Rio de Janeiro, todos no BB; além de Diretor e Presidente do Banco da Amazônia, em Belém.

Foi membro dos Conselhos Deliberativos da Sudam, Suframa, Basa e CMN. Deputado federal pelo Pará mais votado em seu partido por três vezes consecutivas, nas Legislaturas de 1995-1999, 1999-2003, 2003-2007, foi também vice-prefeito de Belém de 2009 a 2012, e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes em 2014, dentre outras funções relevantes que exerceu.

Leia mais:

Quando presidente do Banco da Amazônia, Anivaldo criou o FNO Especial, que alinhou o sistema de crédito ao homem do campo, com grande impacto social e impulsionando a economia nos municípios. Idealizou e criou a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, instituição que, em 2019, lhe outorgou o título de Doutor Honoris Causa, tornando-o a primeira pessoa, fora do meio acadêmico, a receber sua maior honraria.

Em Brasília, Anivaldo Vale participou de comissões importantes e fundou a Comissão da Amazônia de Desenvolvimento Regional, atual CINDRA, que abrange nove estados amazônicos e é presidida por seu filho, deputado federal Cristiano Vale. O ex-vice-governador Lúcio Vale, o outro filho, é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

O sepultamento será ainda nesta quinta-feira, por volta do meio dia, na capital. (Da Redação)