Correio de Carajás

Evento traz cursos e visibilidade à mulher indígena

Representantes de aldeias indígenas estiveram presentes em abertura de evento (Imagem: Juliano Corrêa)

XIKRIN

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Encontro em Parauapebas teve cerimônia de abertura nesta quarta-feira (8)

Nesta quarta-feira (8), foi iniciado o 1º Encontro da Mulher Indígena de Parauapebas, traduzido para a língua Xikrin como Menire Bê Ngôkre Bikprõn, no Centro Cultural do município, Bairro Alvorá. O evento tem como objetivo oferecer cursos de capacitação para as aldeãs de diferentes etnias localizadas na zona rural do município, e será realizado ao longo do mês de setembro.

Feito em parceria pelo Museu de Parauapebas e secretarias da Mulher e de Cultura, foi explicado que a demanda por cursos como corte e costura e capacitação para uso de máquinas de costurar partiu das mulheres indígenas, que contataram a administração pública. Em consonância com o evento, o Museu também expõe artes da etnia Xikrin no Centro Cultural de Parauapebas.

Ysa Motta, socióloga, explicou que a cacica Kôkôti, primeira mulher empossada como líder da etnia Xikrin, manifestou o interesse nos cursos e que, a partir daí, elaborou-se a forma de trazer estes cursos às indígenas, uma vez que por conta da crise da covid-19 a Fundação Nacional do Índigena (Funai) não permite, no momento, a entrada em aldeias por parte de não-membros da comunidade.

Leia mais:
Socióloga Ysa Motta conduziu abertura do encontro (Imagem: Juliano Corrêa)

“Foram convidadas 14 mulheres indígenas, representando cada uma das 14 aldeias, além da nossa intérprete, Maria Xikrin. É esperado que além delas também venham mais mulheres, como parentes e filhas dessas representantes. Cada uma foi indicada pelo líder da aldeia, farão as oficinas de corte e costura e grafismo, que foram demandas delas, e há esse intuito de levarem a capacitação aqui recebida para dentro das aldeias”, explicou Ysa.

Durante a abertura do evento, a representante da aldeia Pratinha Puru, Koupajo, manifestou sua alegria em reunir não apenas diferentes mulheres indígenas por um bem maior, mas também a conexão com as mulheres brancas (não-indígenas), e declarou estar ansiosa para saber como será o evento.

Antropóloga Rianne Araújo exaltou história da mulher Xikrin através de exposição (Imagem: Davi Andrade)

A antropóloga Rianne Araújo, representante da Cultura, falou sobre as exposições de grafismo Xikrin expostas no Centro Cultural. “Trouxemos um pouco dessa cultura história da mulher Xikrin em alusão ao Dia Internacional da Mulher Indígena [5 de Setembro]. Quisemos trazer quem são estas mulheres e seu conhecimento através dessa ancestralidade”, relatou Rianne, também citando que obras pintadas pelas mulheres Xikrin serão coletadas para o Museu. (Juliano Corrêa)

Comentários

Mais

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Conceição do Araguaia/PA, abrirá nesta segunda-feira (20/09) indo…
Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Um total de 514 famílias ocupam área de loteamento, destinada à implantação da nona fase do projeto habitacional Cidade Jardim,…
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ajudar as escolas de todo o país a recuperar os atrasos na aprendizagem…
Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

“O buraco da camada de ozônio cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos…
Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Chegou a Belém, na manhã desta quinta-feira (16), a 82ª remessa de vacinas contra a Covid-19, enviada pelo Ministério da…