Correio de Carajás

Evento comemora o Dia Mundial do Teatro e cobra espaço em Parauapebas

A Associação de Teatro de Parauapebas (ATP) realizará apresentações em comemoração ao Dia Mundial do Teatro no próximo sábado (26), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Parauapebas, localizado no Bairro Apoena.

O evento está sendo organizado por Doddy Amâncio, ator, diretor, dramaturgo e um dos fundadores da associação, que está completando sete anos e tem como objetivo não só comemorar o Dia Mundial do Teatro, como também chamar a atenção do Poder Público para a necessidade de um espaço físico para a realização das atividades teatrais.

Leia mais:

O dramaturgo comenta a relevância do espaço físico dedicado para o teatro, que garante a democratização da arte, além de tornar possível a execução das atividades teatrais com mais recursos. Segundo ele, o teatro tem forte ligação com o turismo e, dessa forma, festivais, eventos ou apresentações movimentam vários setores econômicos, como o setor hoteleiro, gastronômico e comercial.

Ele relembrou o episódio da vinda da atriz global Maitê Proença em Parauapebas, que apresentou o monólogo “A Mulher de Bath”, em 2018, mas a falta de estrutura no município dificultou a apresentação, que foi feita em uma casa de shows, tecnicamente inadequada para um espetáculo teatral, sobretudo um monólogo com esse caráter mais intimista, gerando grande decepção para a atriz e para o público.

Segundo Doddy, existe um projeto para a construção do Teatro Municipal de Parauapebas no centro da cidade, mas nunca saiu do papel. Ele afirma que sua execução seria o reconhecimento do trabalho de todos os artistas e trabalhadores ligados ao teatro. (Clein Ferreira)

 

SERVIÇO

 

Cerimonialista: A linda e fina “Rosa Lilás”, vinda diretamente do Bairro Tropical

Apresentações:

Cia Outro Nível. Performance: “Canção Óbvia”. Atriz: Helen Clara;

Grupo Teatromania. Esquete: “Pantomima Encontros e Desencontros”. Atores: Ronald Vasconcelos e Magna Ribeiro;

Cia Gente de Teatro. Esquete: “A Dor da Perda”. Atores: Markes e Gabriel Moraes;

Grupo Outro Mundo. Performance: Poema “Ver-o-Peso” de Max Martins. Ator: Edymundo Melo;

Cia Reflexo Artes Cênicas. Performance: “Esse Tempo”. Ator: Wanderley Silva.