Correio de Carajás

EUA exigem redes sociais públicas para vistos estudantis e de intercâmbio

Consulados brasileiros voltam a agendar entrevistas após pausa para adaptação às regras mais rígidas de verificação digital

Foto: Unsplash

A Embaixada dos EUA divulgou hoje em suas redes sociais que retomará a concessão de vistos das categorias F (estudante), M (técnico/vocacional) e J (intercâmbio) já com as novas regras: o candidato deve abrir suas redes sociais para serem analisadas.

O governo dos Estados Unidos passou a exigir em junho que candidatos aos vistos mantenham seus perfis em redes sociais configurados como “públicos” durante o processo de solicitação dessas categorias de vistos. Com a retomada da concessão, a regra passa a valer na prática.

A orientação é que os candidatos ajustem as configurações de privacidade de suas redes sociais antes de iniciar o processo, sob risco de atrasos ou impedimentos na análise consular.

Leia mais:

A medida, segundo comunicado da Embaixada dos EUA no Brasil, busca ampliar a checagem de antecedentes e garantir maior controle sobre os critérios de entrada no país.

Os agendamentos para essas categorias foram retomados recentemente, após uma suspensão temporária nos serviços consulares.

A pausa permitiu que os consulados brasileiros ajustassem seus sistemas e equipes às novas exigências, como entrevistas obrigatórias e triagem digital mais detalhada.

A regra se aplica exclusivamente aos vistos F, M e J. Até o momento, não há indicação oficial de que o mesmo tipo de verificação será adotado para outras categorias, como turismo (B2), trabalho (H1B) ou residência permanente.

(Fonte: G1)