Correio de Carajás

EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim; atletas americanos competirão

Símbolo dos jogos de inverno de Pequim na parede do comitê organizador do evento na capital chinesa — Foto: Reuters/Thomas Peter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Envio de personalidades e altos representantes é uma tradição olímpica, mas americanos alegam que não vão mandar ninguém devido ao histórico de infrações aos direitos humanos dos chineses.

Os EUA não enviarão uma delegação oficial diplomática — portanto, sem representantes políticos ou personalidades de peso — aos Jogos Olímpicos de Inverno na China no início do próximo ano, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (6), citando o histórico de direitos humanos da China.

O boicote diplomático significa que, apesar de não haver o envio dessa delegação de representantes, atletas norte-americanos ainda vão competir nos jogos, que começam em Pequim em fevereiro, segundo informações da rede ABC News.

O governo chinês respondeu com uma condenação da decisão do presidente Joe Biden, dizendo que as Olimpíadas não deveriam ser “um palco para shows políticos” e alertando para “contramedidas resolutas”.

Leia mais:

O governo Biden disse que não enviaria altos funcionários do governo dos EUA por causa dos campos de detenção em massa e da campanha de esterilização forçada da China contra uigures e outras minorias étnicas muçulmanas na província ocidental do país, políticas que o governo dos EUA considera como genocídio e crimes contra a humanidade .

Biden está sob crescente pressão para tomar algum tipo de ação contra os jogos de Pequim por causa das políticas internas cada vez mais autoritárias da China e das ações agressivas de Pequim em toda a região. A decisão de não enviar uma delegação é mais amena, no entanto do que um boicote absoluto aos jogos, já que atletas norte-americanos participarão.

“Os atletas da equipe dos EUA têm todo o nosso apoio. Estaremos 100% em seu apoio, torcendo de casa”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, mas o governo não achou “que fosse o passo certo para penalizar os atletas que estão treinando, preparando-se para este momento. ”

Enviar funcionários importantes ou figuras públicas para as Olimpíadas é uma longa tradição. A primeira-dama Jill Biden liderou a delegação para as Olimpíadas de verão no Japão este ano.

O governo Biden disse que está consultando aliados dos EUA sobre o boicote, mas, até agora, nenhum outro país anunciou um boicote diplomático semelhante. Psaki disse que os EUA informaram os aliados sobre a decisão antes de anunciá-la. Austrália, Canadá, Reino Unido e outros também estão avaliando boicotes.

Pequim repetidamente criticou qualquer boicote, medida que considera uma afronta ao “espírito olímpico”. A China nega qualquer transgressão em seu histórico de direitos humanos.

“Os políticos dos EUA continuam a promover boicotes diplomáticos aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Eles são completamente iludidos, arrogantes e politicamente manipuladores”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

(Fonte:G1)
Comentários

Mais

The Best: Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

The Best: Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

Robert Lewandowski é o melhor jogador do mundo da temporada 2020/2021. O atacante do Bayern de Munique venceu o prêmio…
Primeira fase da Copa do Brasil tem confrontos definidos por sorteio

Primeira fase da Copa do Brasil tem confrontos definidos por sorteio

Um sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (17) definiu os 40 duelos da primeira fase da…
Brasil convoca 11 atletas para Olimpíada de Inverno de Pequim

Brasil convoca 11 atletas para Olimpíada de Inverno de Pequim

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta segunda (17), por meio do Twitter, os onze integrantes da delegação que…
Sem vacina, Djokovic não poderá competir em Roland Garros

Sem vacina, Djokovic não poderá competir em Roland Garros

O governo da França informou que todas as pessoas envolvidas na disputa de Roland Garros, incluindo atletas, deverão estar vacinadas…
Djokovic tem visto cancelado novamente pelo governo australiano

Djokovic tem visto cancelado novamente pelo governo australiano

O tenista sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, voltou a ter o visto de entrada na Austrália negado nessa…
Enchente atinge Zinho Oliveira e Águia ‘voa’ para Parauapebas

Enchente atinge Zinho Oliveira e Águia ‘voa’ para Parauapebas

Não deu outra: as águas do rio Tocantins avançaram sobre o Estádio Zinho Oliveira e o sonho do Águia de…