Correio de Carajás

Estuprador de Marabá é capturado na Bahia 19 anos após o crime

Renato foi preso na Bahia, acusado de cometer estupro em Marabá no ano de 2001

Uma investigação realizada pela Polícia Civil (PC) de Marabá culminou na prisão de Renato de Jesus Santos, 46 anos, em Vitória da Conquista, Bahia. Ele estava sendo procurado pela justiça pelo crime de estupro cometido em 2001. A prisão preventiva do acusado foi decretada em 2016, mas só se concretizou no último dia 23.

A PC marabaense, ao identificar o paradeiro de Renato, repassou as informações para a polícia da Bahia, através da delegacia de Vitória da Conquista. Ele foi preso e está à espera do recambiamento para Marabá.

Um trabalho de levantamento, análise de mandados de prisão e procura daqueles que estão há muito tempo foragidos da justiça vem sendo realizado pela polícia, como explica Vinícius Cardoso, delegado e superintendente de PC em Marabá. “A Polícia Civil identificou rastros de um indivíduo que há muito tempo era procurado, desde 2001, pelo crime de estupro”, explica.

Leia mais:
A prisão do foragido foi possível graças ao trabalho conjunto entre as delegacias de PC de Marabá e Vitória da Conquista, explica o delegado

O delegado assevera que a prisão foi possível graças ao trabalho conjunto entre as polícias dos dois estados. Essa foi, inclusive, a segunda prisão que a PC de Marabá realizou, em parceria com delegacias de fora do Pará. No último dia 21, Emerson Barbosa de Melo, 54 anos, foi preso em Grajaú, no Maranhão. Ele é acusado de cometer estupros em 2009 e 2010.

“Da mesma forma, as informações do paradeiro dessa pessoa foram levantadas pela polícia de Marabá e repassadas para as autoridades de onde o indivíduo estava se escondendo”, detalha Vinícius. (Luciana Araújo)