Correio de Carajás

Estudo: Covid-19 em 2ª onda no Pará é menor que no Brasil, EUA e Reino Unido

Foto: Marco Santos / Ag.Pará

PANDEMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Atendimento médico ágil e oferta adequada de leitos faz Estado atravessar segunda onda da Covid de forma menos agressiva

O informe Técnico produzido pelo Comitê Científico Assessor ao Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 do Estado do Pará avalia que, atualmente, o número de pessoas infectadas e a quantidade de óbitos por conta da Covid-19 no Pará está em um patamar de estabilidade com tendência de queda.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), membro do Comitê, aponta que o Estado atravessa a segunda onda da Covid de forma menos agressiva que a média nacional e de países como Reino Unido e Estados Unidos.

De acordo com avaliação da UFRA, o desempenho paraense está diretamente relacionado a utilização de inteligência artificial para prever cenários e demandas na rede pública de saúde por conta da Covid-19. Ainda, segundo a Universidade, o amplo atendimento médico preventivo e aberturas de leitos clínicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) influenciaram diretamente na preservação de vidas.

Leia mais:
Foto: Divulgação2021

 

No acumulado deste ano, em comparação à média nacional, o Pará tem um desempenho menor em 48,87% no número de infectados e 42,26% de óbitos. Neste período, o Pará registrou 1.572,34 infectados por 100 mil habitantes e 51,63 óbitos por 100 mil habitantes, contra 3.075,39 (infectados por 100 mil habitantes) e 89,42 (óbitos por 100 mil habitantes) da média nacional, respectivamente.

Maior Intensidade de Óbitos

De acordo com a análise, o período de maior intensidade de óbitos da segunda onda Covid-19 no país foi entre a primeira e terceira semana do mês de abril. No Pará, aconteceu nas duas primeiras semanas do mês de abril. Neste episódio, o Estado também apresentou desempenho abaixo da média nacional.

Pará em destaque com as vidas salvas

O Pará é destaque na redução da quantidade de óbitos entre os maiores patamares da primeira e segunda ondas. Essa redução foi de 25,19%. “Dessa maneira entendemos que, com a atenção médica imediata viabilizada por esforços da rede hospitalar pública e privada, bem como a suplementação e alocação inteligente de leitos Clínicos e de UTI ao longo de todo o Estado do Pará, milhares de vidas de paraenses podem ter sido preservadas”, afirma o Professor Jonas Castro da UFRA.

Calendário das ondas

1º onda – No Pará foi entre a segunda e terceira semana do mês de maio de 2020 e na média nacional foi entre a quarta e quinta semana do mês de julho.

2º onda – No Pará, primeiras semanas dos meses de abril. No Brasil, foi entre a primeira e terceira semana de abril.

Comitê Técnico e Científico

No Pará, a Ufra faz parte do Comitê Técnico e Científico criado pelo Governo do Estado e liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para avaliar as ações realizadas para enfrentamento da Covid-19. Dentre elas estão a abertura de leitos, manutenção e abertura de Hospitais de Campanha, além de decisões sobre os bandeiramento das regiões de saúde que regulam o funcionamento das atividades econômicas.

Ações paraenses focam no atendimento

Além da vacinação e medidas sanitárias preventivas, o Governo do Estado acredita na testagem, diagnóstico precoce, atendimento médico especializado e imediato à população como medida estratégica no enfrentamento à Covid-19.

Atendimento Covid-19

Para auxiliar o atendimento à população ao longo da pandemia, o Governo do Estado tem colocado à disposição da população atendimento especializado em Covid-19 em espaços físicos e móveis através Policlínicas, Hospitais de Campanha e mudança de perfil de hospitais para a doença. (Agência Pará)

Mais

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…
Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Pará abre mais 10 leitos em Tucuruí

Como parte do plano estratégico para conter a pandemia em todas as regiões do Estado, o Governo do Pará, por…
Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quinta

O Instituto Butantan envia hoje (6) para o Ministério da Saúde um lote de mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac,…
Junqueira terá cinzas lançadas de aeronave

Junqueira terá cinzas lançadas de aeronave

Uma urna com as cinzas do aviador Antônio Carlos Junqueira, ou simplesmente Comandante Junqueira, devem chegar a Marabá nesta sexta-feira…