Entre os dias 29 e 31 de agosto, a cidade de Canaã dos Carajás sediou um Hackathon promovido pela SmartCity Canaã, com apoio da prefeitura municipal e de diversas instituições parceiras. O evento reuniu 15 equipes inscritas, que tiveram o desafio de desenvolver soluções inovadoras em apenas três dias de imersão.
O curso de Engenharia da Computação da Unifesspa foi destaque na competição ao participar com duas equipes que conquistaram os dois primeiros lugares do pódio.
Formada pelos estudantes Elson Sousa, Guilherme Lima, Alexsander Alcântara, Matheus Moraes e Kalleb Sousa, a equipe Bits Jr. Ficou em primeiro lugar ao apresentar uma plataforma digital voltada para campanhas de doação de sangue. O sistema integra funcionalidades de armazenamento, agendamento de consultas e distribuição de medicamentos.
Leia mais:O projeto teve colaboração da Dra. Alessandra Fontenelle, coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG) e, segundo a equipe, tem potencial de contribuir para salvar mais de 6 mil vidas por ano.
Elson Sousa destacou a importância do trabalho em equipe e do apoio recebido. “Tenho muito a agradecer aos meus companheiros de equipe e aos professores e mentores que se disponibilizaram a nos ajudar. Sem eles, nada disso seria possível. Essa conquista mostra o quanto a Unifesspa está preparada para levar seus alunos ao mercado de trabalho. Obrigado a todos!”
Já a equipe VisioCode, composta por estudantes e egressos da Unifesspa Lucas Braga, Leonardo Moussallem, Felipe Monteiro e Lucas Mota, conquistou o segundo lugar e o prêmio de R$ 4 mil. O grupo desenvolveu uma solução voltada para a redução do consumo de água, com o objetivo de otimizar gastos hídricos e combater a escassez em diversas regiões.
Detalhes da competição – Durante três dias, os participantes contaram com a mentoria de profissionais de diferentes áreas, que contribuíram para o aperfeiçoamento das propostas. Das 15 equipes iniciais, apenas 11 conseguiram concluir seus projetos e apresentá-los em formato de Pitch (3 minutos de apresentação seguidos de 5 minutos de perguntas e respostas).
A competição contou com equipes compostas inclusive por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado de software, o que valorizou ainda mais a conquista dos estudantes da Unifesspa.
A equipe Bits Jr. fez questão de agradecer à organização do Hackathon e aos professores Hugo Kuribayashi (FACSI) e Marcela Alves (Engenharia da Computação), que ofereceram apoio essencial durante a preparação.
(Fonte: Unifesspa)