Correio de Carajás

Estudantes da Escola Faixa Linda estão sem professor em pleno maio

Alunos do 4º Ano da Faixa Linda não tiveram nem 30 dias de aula/Foto: Divulgação

Quase 40 crianças que fazem o 4º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Faixa Linda, na Vila União, em Marabá, estão sem professor em pleno mês de maio. A situação persiste há mais de um mês e os pais e mães já denunciaram o caso ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. Mesmo assim, a Prefeitura de Marabá parece incapaz de contratar um professor para atender às crianças.

Entre as mães que reclamam da situação, está dona Cleide Silva. Ela observa que, até o momento, só as crianças estão prejudicadas., “Nós, como pais, estamos correndo atrás dos direitos dos nossos filhos, que são sagrados; são crianças que precisam do ensino”, argumenta.

Antes de procurarem o MP e o Conselho Tutelar, os pais dos alunos procuraram a direção da escola, que disse ter levado o caso à Secretaria Municipal de Educação (Semed), que até agora não conseguiu lotar um professor para a turma. Enquanto isso, o mês de maio já entrou e o primeiro semestre está perto de acabar, deixando os estudantes prejudicados.

Leia mais:

Em nota, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, confirmou o descaso e informou que as aulas estão sendo ministradas, provisoriamente, pela equipe gestora da Unidade. Com a realização recente do Processo Seletivo Simplificado 01/2025 específico para a zona rural, cujo resultado sai ainda semana, um novo professor para a escola será convocado para lotação definitiva nas turmas em carência desse profissional.

(Chagas Filho)