Correio de Carajás

Estudante de Marabá é aprovada em universidade francesa, mas clama por ajuda

Sabrina estudou a vida inteira em escola pública, passou em universidades como Uepa e Unifesspa e, recentemente, foi aprovada na Université Bretagne Occidentale, na França.

“Meu sonho sempre foi cursar Psicologia. Quando terminei o ensino médio consegui passar numa universidade para o curso que sempre quis. Contudo, era em outra cidade e meus pais não tinham condições de me manter lá. Agora, novamente, surgiu nova oportunidade, dessa vez, em outro país. Não quero desistir desse sonho, por isso estou pedindo ajuda”.

O apelo é da marabaense Sabrina Santana de Brito, de 23 anos. Moradora do bairro Amapá, no Núcleo Cidade Nova, ela é estudante do 6º período de Ciências Sociais na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Recentemente, a jovem foi aprovada na Université Bretagne Occidentale (UBO), na cidade de Brest, na França, para cursar psicologia. Agora, ela tenta, através de uma vaquinha online, viabilizar esse sonho.

Leia mais:
Carta de aceite da Université de Bretagne Occidentale

Ao todo, Sabrina pretende arrecadar em torno de R$ 13 mil para conseguir pagar as despesas como seguros, hospedagem e alimentação nos três primeiros meses no exterior.

Questionada pelo CORREIO se já dominava a língua francesa, a estudante afirma que assim que decidiu que iria tentar a mudança de vida, começou, sozinha, a estudar francês durante todos os dias.

“No final de 2019, minha irmã me deu um toque e me disse pra tentar estudar lá. Tenho alguns conhecidos que moram na França e comecei a ver alguns testemunhos de pessoas que vivem lá e decidi que iria. Acreditei que seria possível, e fui pegando dicas e informações”, conta Sabrina.

Durante esse processo de pesquisas sobre estudar na França, Sabrina levou o primeiro susto. Só a prova de proficiência que teria de realizar custaria R$ 1.500. Mesmo sem trabalhar e com a família sem poder ajudar financeiramente, ela não desistiu.

Em março de 2020, com o início da pandemia, Sabrina começou a passar por momentos bem difíceis, gerando vários conflitos pessoais. “Comecei a ficar muito desanimada com o curso na Unifesspa, estava precisando de emprego. Fiquei na dúvida se largava os estudos e procurava um emprego, porque eu precisava de uma renda. Foi um período bem complicado”, recorda.

Mas as coisas começaram a fluir. Logo, surgiu a oportunidade de trabalhar através de uma bolsa de estudos da Unifesspa. Sabrina se matriculou e passou.

“Eu saía de casa 6h30, trabalhava pela parte da manhã na Universidade, e almoçava por lá mesmo porque a tarde tinha aula. Nos intervalos, eu ficava estudando francês o tempo inteiro. Com o dinheiro que eu pegava da bolsa de estudos, utilizei para pagar apostilas e juntar o dinheiro para fazer a prova”, relembra, emocionada.

Ela se preparou durante um ano, estudando e juntando dinheiro para investir no seu sonho. Mas não foi fácil. A jovem afirma que chegou a desanimar várias vezes, por ter de estudar sozinha. Mas Sabrina persistiu.

A prova foi realizada no dia 5 de janeiro de 2021, na Aliança Francesa, em Belém. A aprovação, segundo ela, foi sendo filtrada aos poucos. Mesmo com toda a perseverança e determinação em estudar e conseguir recursos para realizar a prova e comprar o material didático, ela não acreditou quando recebeu o resultado.

“Valeu a pena todo o esforço. Eu continuo estudando a língua francesa e sei que terei algumas dificuldades no início”.

Sabrina precisa, obrigatoriamente, estar no país europeu no dia 1º de setembro, que é o período de acolhimento dos estudantes. A família está dando total apoio para que esse sonho se realize.

“Sempre morei com a minha avó, nunca precisei morar só. E ir para outro país é mais difícil. Mas quero realizar esse sonho. Sei que vai valer a pena”, finaliza.

Vale destacar que Sabrina estudou até a 4ª Série na Escola Municipal Francisco de Souza Ramos; da 5ª Série ao 3° ano do Ensino Médio, foi aluna do Colégio Acy barros, da rede estadual.

“O motivo de eu ir às redes sociais contar minha história e pedir ajuda, não é apenas para arrecadar recursos para ir à universidade, mas também para motivar outros jovens que estudam em escola pública e percebam que, assim como eu, sem recursos financeiros, é possível sim, que esses sonhos sejam despertados”.

(Ana Mangas)

COMO AJUDAR:

PIX: 94 992531100

 

BANCO DO BRASIL

Conta corrente: 102651-8

Agência: 5568-9

Sabrina Santana de Brito