Correio de Carajás

Estrada cede e Palmares II fica isolada

Um trecho da via de acesso à Vila Palmares II, próximo a um posto de gasolina, cedeu em razão das fortes chuvas que atingem Parauapebas e região neste fim de ano, deixando “ilhadas” as famílias que moram no assentamento na zona rural do município. Um segundo ponto com risco de rompimento eminente foi identificado a um quilômetro do primeiro cerca de um quilômetro distante da primeira falha.


Um tratamento paliativo da falha, que gerou uma enorme cratera na via, impossibilitando qualquer passagem de veículos, está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e de Governo (Segov).
Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, o secretário de obras Wantelor Bandeira afirmou que o regime de chuvas atual “nunca havia sido visto antes”, o que gerou novos problemas não-conhecidos pelo monitoramento, não só na Palmares, mas em outros pontos da zona rural de Parauapebas. Ele pediu encarecidamente para que a população não se desloque à Palmares II até que a situação seja normalizada.
Ainda segundo o secretário, essas novas situações de rompimentos podem ter sido causadas por um fato novo, como o rompimento de uma represa à jusante dos rios e córregos que atravessam o município, mas que Semob e Segov tem trabalhado para recuperar os pontos de rompimento o quanto antes.
No momento, segundo Wantelor, as equipes estão aguardando a diminuição da chuva para poderem atuar na reestruturação da via, tornando-a trafegável novamente. O fluxo atual da água que passa pelo rompimento impede que ações sejam tomadas para reconstruir, pelo menos de forma preventiva, o trecho. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)