Correio de Carajás

Estiagem do Rio Tocantins tranquiliza o marabaense

Nesta mesma época ano passado o rio já passava dos 6 metros

Nesta quinta-feira, 28, a régua fluviométrica do Rio Tocantins marca 2,32 metros/ Foto: Evangelista Rocha

O nível do Rio Tocantins, em Marabá, tem tranquilizado moradores de áreas que são atingidas todos os anos pela enchente. Diferente do ano passado, que nesta mesma época a régua fluviométrica do rio marcava mais de 6 metros, este ano o nível está em 2,41 metros.

O CORREIO está acompanhando o nível do Rio Tocantins na base do Exército, na Orla de Marabá, desde o dia 1º de dezembro, quando o rio estava em 2,67 metros.

O nível máximo que o rio chegou nos últimos dias foi em 3,17 metros, no dia 8 de dezembro.

Leia mais:

Para Marcos Andrade, da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), não existe motivo para se preocupar até então. Segundo ele, através do sistema utilizado pelo órgão o Rio Tocantins se encontra na categoria ‘estiagem’.

Em uma espécie de retrospectiva, desde 2019, Marcos relembra o nível do Rio Tocantins no dia 28 de dezembro dos últimos cinco anos.

“Em 2019 o rio estava em 2,84 metros. Na mesma data em 2020, a régua apontava 4,50 metros. Em 2021 estava 9,06 metros. Em 2022 o nível estava em 6,07 metros, e agora em 2023 estamos em estiagem. Esse é o menor nível do Rio Tocantins nos últimos cinco anos”, relatou.

No mês de janeiro a Defesa Civil fará novamente a atualização dos cadastros de moradores de áreas passíveis de enchente.

(Ana Mangas)